• Matéria: Filosofia
  • Autor: andrezarodrigue1
  • Perguntado 8 anos atrás

TUDO QUE É REAL É RACIONAL, TUDO QUE É RACIONAL É REAL, relacione essa frase de Hegel a sua concepção de História.

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
42

Para Hegel não só a história, como toda a experiência humana estaria, em última análise, submetida ao Espírito Absoluto, uma espécie de princípio puramente racional de tudo o que existe e que se "desenrolaria" em todos os acontecimentos humanos.

Por conta disto, tudo o que fosse um fenômeno real (fossem as guerras, a cultura, a política, as forças da natureza ou mesmo os sentimentos) seria, em último caso, racionalizável (mesmo que a nossa própria capacidade intelectual não conseguisse fazê-lo), e todas as coisas racionalizáveis teriam, também, algum tipo de existência real, influenciando o desenvolvimento da sociedade e das espécies.

respondido por: larissamagrani
1

Hegel postula o método dialético para se referir ao estudo da história, sendo: tese, antítese e síntese. Ele entende que a racionalidade faz parte da verdade histórica.

A filosofia hegeliana

  • A tese diz respeito a argumentos, ideias e pensamentos. Depois, há a antítese, que é o pensamento oposto ao da tese.

  • Por fim, há a síntese, união entre antítese e tese, estabelecendo conceitos que unem as duas categorias.

  • Os léxicos hegelianos são abordados em pensamentos históricos. A filosofia idealista, do ponto de vista de Hegel, ampara-se no conceito de "espírito absoluto", fenômeno que interfere diretamente no curso do processo histórico por intermédio da liberdade humana.

Saiba mais sobre Hegel em: brainly.com.br/tarefa/10317998

#SPJ3

Anexos:
Perguntas similares