• Matéria: Direito
  • Autor: MirellySantos5123
  • Perguntado 8 anos atrás

2. José, casado, comprou uma jóia para sua amante com um cheque sem fundos. A joalheria, depois de ligar várias vezes para José, mas sem conseguir localizá-lo, enviou, no mesmo dia, 5 cartas para a casa dele, cobrando o valor da jóia. As cartas vieram num envelope liso, branco, sem indicação de remetente, contendo apenas um adesivo vermelho dizendo “urgente”. Curiosa, a mulher de José abriu a carta e descobriu tudo. Pergunta-se: a) Trata-se de cobrança abusiva? ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ b) José poderia ingressar com ação contra a relojoaria pleiteando danos morais, já que sua mulher pediu, além da separação, uma jóia igual? ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ ___________________________________________________________ c) A loja tem como se eximir? _? gostaria de saber, por favor.

Respostas

respondido por: jvfe
3
b) não porque ele não se machucou com o objeto por exemplo compro um ventilador e eu liguei só que soltou a tampa do ventilador e me atingiu aí eu posso ingressar com a ação contra a loja
respondido por: henriquec1001
9

a) Sim, trata - se de uma cobrança abusiva pela quantidade de correspondências enviadas, mas vale salientar que a loja apenas estava cobrando algo que lhe terá custos, mesmo que tenha se expressado de maneira errada.

b) Não poderia, pois a loja apenas estava cobrando o que foi consumido, o máximo que poderia se questionar é a quantidade abusiva de cartas enviadas.

c) Sim, por meio da inadimplência do cliente.

Bons estudos!

Perguntas similares