No Brasil não temos dados epidemiológicos bem definidos com relação ao Traumatismo Raquimedular, mas geralmente acomete mais homens que mulheres, entre 16 e 30 anos, maioria com lesões cervicais, seguida de lesões torácicas e lombosacras. No momento da alta hospitalar a maioria dos pacientes se encontra em tetraplegia incompleta, seguida de paraplegia completa, tetraplegia completa e por ultimo paraplegia incompleta. O Traumatismo Raquimedular pode ser dividido em duas categorias etiológicas traumáticas e não traumáticas. Associe as informações da coluna A com a coluna B.
Coluna A.
I. Síndrome de Brown-Sequard.
II. Síndrome anterior da medula.
III. Síndrome centro medular.
IV. Síndrome posterior da medula.
V. Lesão da cauda equina.
Coluna B.
A. São lesões de nervos periféricos (neurônios motores inferiores), com a mesma capacidade de se regenerar como outros nervos periféricos do corpo.
B. Extremamente rara (compressão por tumor ou infarto da artéria espinhal posterior), preservação da função motora, sensação de dor e toque leve.
C. Hiperextensão da região cervical, estreitamento congênito ou degenerativo do canal espinhal, envolvimento maior dos MMSS.
D. Lesão em flexão da região cervical e déficit no suprimento vascular da artéria espinhal anterior (fratura, deslocamento ou protusão de disco).
E. Hemissecção da medula espinal, geralmente ferimento por penetração (tiro ou facada) e as características clínicas são assimétricas.
De acordo com as Síndromes Clínicas do Traumatismo Raquimedular, assinale a alternativa que contém a sequência correta da associação:
Escolha uma:
a. I-D, II-B, III-A, IV-C, V-E.
b. I-C, II-D, III-A, IV-B, V-E.
c. I-A, II-B, III-C, IV-D, V-E.
d. I-E, II-A, III-B, IV-C, V-D.
e. I-E, II-D, III-C, IV-B, V-A.
Respostas
respondido por:
60
I-E, II-D, III-C, IV-B, V-A. CORRETO
sarahhcristina2:
Obrigada! Resposta correta!!
respondido por:
31
Alternativa correta: I-E, II-D, III-C, IV-B, V-A.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás