Respostas
De forma simples é isso, mas tem muito mais envolvido.
Fase de reconhecimento: os linfócitos B virgens expressam duas classes de anticorpos ligados a membrana, os IgM e os IgD, que funcionam como receptores para antígenos, os receptores de célula B ou BCR.
Quando um antígeno ultrapassa as barreiras naturais do organismo e alcança a circulação sanguínea ou linfática, os linfócitos B naïve presentes nos gânglios linfáticos e baço se ligam ao agente através das BCR (de acordo o tipo do antígeno invasor) e iniciam a próxima fase da resposta imune.
Fase de ativação: uma vez que a célula B se liga ao antígeno e/ou recebe um sinal dos linfócitos T auxiliares (através de citocinas), o processo de expansão clonal é iniciado, e a mesma pode se diferenciar em plasmócitos (e secretar anticorpos) ou células de memória.
Fase efetora: após a ativação dos linfócitos B e a liberação dos anticorpos produzidos, os mesmos atingem a substância-alvo e agem de acordo sua classe e o tipo de antígeno. Dentre os principais mecanismos contra microrganismos extracelulares pode-se citar a neutralização dos antígenos em si e suas toxinas, opsonização de substâncias e a ativação do sistema complemento.