A história do Carnaval de Salvador mostra o aparecimento do ilê Aiyê é elemento central da chamada reafricanizacão da folia baiana, denominando-se bloco afro. Muitos blocos afros surgiram depois dele, buscando também tematizar a Cultura africana e o orgulho negro. Dentre eles se tornaram conhecidos nacionalmente o olodum e o Araketu. A partir do texto, Identificam-se : A; Elementos da arte e da Cultura afro-brasileira e o resgate dessa Cultura. B; Termos africanos que não dizem respeito à Cultura brasileira. C; Desvalorização da reafricanizacão como elemento da Cultura brasileira. D; Elementos culturais de um povo que se manifesta somente por meio da música e da arte. E; Elementos culturais que caracterizam a discriminação da Cultura africana.
Respostas
respondido por:
40
A resposta correta é a letra A: Elementos de arte e da Cultura afro-brasileira e o resgate dessa Cultura.
O texto fala justamente da "reafricanização" do carnaval baiano, processo realizado através da valorização, disseminação e desenvolvimento da cultura africana na Bahia e no Brasil, o que é feito através dos blocos afro. Esse processo é defendido como o resgate e a valorização dos elementos africanos já presentes na cultura brasileira, não se tratando da oposição entre duas culturas.
Não há sentido algum na afirmação de que o texto fala de um povo que se manifesta apenas pela música e pela arte, havendo diversos outros elementos africanos em religiões, esportes, jogos, expressões linguísticas e outras partes da cultura brasileira.
respondido por:
20
resposta correta é a letra A
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás