• Matéria: Português
  • Autor: Holyangemon
  • Perguntado 8 anos atrás

Assinale a alternativa correta:
Pautados na convicção de que um texto não é um amontoado de palavras ou frases, os teóricos do texto procuram mostrar as metarregras e os princípios de construção da escrita. Isso é importante para que:

( )os escritores possam se pautar em critérios de organização e os professores tenham bases mais sólidas para avaliar a produção de seus alunos.
( )se possa fixar a correção ortográfica, o respeito às regras gramaticais e sintáticas, garantindo textos coesos e coerentes.
( )as pessoas que escrevem possam evitar a proliferação de dialetos e de formas coloquiais na produção de seus textos.
( )para que os professores de português possam planejar sequências didáticas capazes de atender as demandas do vestibular.
( )para combater as recentes formas de escrita que aparecem vinculadas às novas tecnologias, como é o caso do “internetês”.

Respostas

respondido por: Kfranco23
1
os escritores possam se pautar em critérios de organização e os professores tenham bases mais sólidas para avaliar a produção de seus alunos.

Errado. 

se possa fixar a correção ortográfica, o respeito às regras gramaticais e sintáticas, garantindo textos coesos e coerentes.

Correto. 
A atenção à correção ortográfica e regrais gramaticais e sintáticas são importantes para a construção de um texto bem articulado.

as pessoas que escrevem possam evitar a proliferação de dialetos e de formas coloquiais na produção de seus textos.

Errado. 
Isso geraria o que se chama de "preconceito linguístico". Temos o nosso Patativa do Assaré, cujas produções literárias valoriza o falar regional.


para que os professores de português possam planejar sequências didáticas capazes de atender as demandas do vestibular.

Errado. Essa seria mais uma ideia equivocada quanto à importância das produções textuais ou a finalidade destas.

para combater as recentes formas de escrita que aparecem vinculadas às novas tecnologias, como é o caso do “internetês”.

Errado. Não seria uma forma viável de "combater" o internetês nas produções textuais.



Espero está certa.
Perguntas similares