Analise o texto: Águas de Março É pau, é pedra, é o fim do caminho É um resto de toco, é um pouco sozinho É um caco de vidro, é a vida, é o sol É a noite, é a morte, é o laço, é o anzol É peroba do campo, é o nó da madeira Caingá, candeia, é o Matita Pereira É madeira de vento, tombo da ribanceira É o mistério profundo, é o queira ou não queira [...] São as águas de março fechando o verão É a promessa de vida no teu coração (Tom Jobim) Fonte: Disponível em: . Sobre os elementos ou fatores de textualidade e considerando a leitura e interpretação da canção de Tom Jobim, é possível afirmar que: Resposta: (A) O texto não apresenta sentido, porque não tem os elementos coesivos. (B) O texto é dotado de sentido, porque a articulação de ideias no texto acontece. (C) O texto tem articulações gramaticais precárias o que impossibilita a coerência do texto. (D) O elemento de textualidade – coerência apresenta a mesma função do elemento – coesão em um texto. (E) A canção de Tom Jobim apresenta conjunções nos versos, evidenciando a presença de elementos coesivos.
Jucelinomaia:
qual a alternativa correta?
Respostas
respondido por:
20
Olá.
Tudo bem?
A famosa canção de Tom Jobim denominada Águas de Março que foi escrita pelo compositor ainda na década de 1970, cuja letra ficou marcada na voz de Elis Regina.
Sobre a temática, vale destacar:
A. Incorreta, uma vez que ao lermos o texto conseguimos compreender o que Tom Jobim que dizer. Portanto, existe um sentido.
B. Correta. Na canção de Jobim, podemos identificar a coerência na elaboração do texto, existe um sentido que se dá por meio das articulações das ideias.
C. Incorreta. Não existe uma precariedade na escrita.
D. Incorreta. Coesão diz respeito a junção das palavras e frases e a coerência está relacionada a estrutura do texto.
E. Incorreta. Não são elementos coesivos.
Abraços!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás