Qual o conceito de leitura, e a descrição dos quatro elementos que compõe a leitura: decodificação, intelecção, interpretação, aplicação
Respostas
Olá,
Acredito que essa questão exija o conhecimento das definições de tais termos, bem como o domínio de relaciona-los entre si como a ideia do que é leitura. Deste modo, o essencial é começar com as definições de cada termo apresentado.
LEITURA:
Podemos afirmar que seria a capacidade de interpretação de informações em um determinado suporte (texto, imagem, vídeo ou outros).
DECODIFICAÇÃO:
Uma maneira de interpretar, ou seja, traduzir de uma outra maneira (podendo ser mais simples) uma informação que se encontra oculta.
INTELECÇÃO:
Ato de entender, compreender algo, ou tornar algo que estava de maneira mais complexa em algo mais compreensível.
INTERPRETAÇÃO:
Quando o leitor toma para si o que está lendo, vendo ou ouvindo, assim tentando explicar a partir de seus conhecimentos, criando uma nova versão do mesmo, o ressignificando.
APLICAÇÃO:
Se utilizar de algo, o aplicando em determinado lugar, colocando um destino ou um uso para determinada coisa.
Tendo em mente tais definições podemos relaciona-las de maneira precisa e criando uma única mensagem:
Ao se ler algo estamos a todo instante o interpretando, e assim dando novos significados aquilo, isto é, estamos traduzindo de uma maneira distinta, estamos o decodificando. Mas para realizar tais atos precisamos o compreender de maneira ampla, pois nesse processo o tornaremos mais compreensível e assim facilitando sua aplicação, fazendo que a inserção dele em um determinado lugar se faça sentido. Assim sendo, o processo de leitura envolve muitos fatores e para que ela seja completa deve ser realizada processos cognitivos complexos, desde uma compreensão de palavras ou imagens até a tomada dessas informações para nós mesmo, o ressignificando, para que assim ganhem vida e possam ser aplicadas em qualquer lugar.