Questão 4/5 - Instituições de Direito Público e Privado

Leia o trecho abaixo.

De acordo com o conteúdo trabalhado no tema 1 da rota 4, as Pessoas Jurídicas (PJ’s) são entidades com capacidade de direitos e obrigações, constituídas por iniciativa de pessoas naturais e/ou por outras pessoas jurídicas. A personalidade jurídica das PJ’s decorre do registro dos seus atos constitutivos (contrato social e estatutos).

Com relação a classificação das PJ’s, analise as afirmações a seguir e assinale a única alternativa CORRETA:

A PJ’s de direito público externo são apenas os organismos internacionais, tais como a Organização das Nações Unidas (ONU);

B São as PJ’s de direito público interno apenas a União, os estados e o Distrito Federal;

C As PJ’s de direito privado são as sociedades civis ou comerciais, as associações, as fundações privadas, os partidos políticos e as organizações religiosas;

D As organizações religiosas necessitam de autorização do Estado, mas o Poder Público não precisa reconhecê-las nem registrá-las;

E Os partidos políticos são livremente organizados e podem funcionar sem envolvimento nem fiscalização e nem controle do Estado.


Anônimo: ALGUÉM JÁ FINALIZOU?
nilzaturella: ACHO QUE É A LETRA A) ESTOU VERIFICANDO
nilzaturella: FALEI ERRADO ACHO QUE É A LETRA C) VERIFICANDO
nilzaturella: LETRA C) FINALIZEI AGORA 100% NA APOL
raquelkarvalhos: Letra C

Respostas

respondido por: Alessandrabp
3

A alternativa correta é a C;


A alternativa A está INCORRETA porque PJ’s de direito público externo, significa a instituições exteriores como a ONU, OMC, mas não necessariamente precisa localizar-se no exterior e sim ter apenas o direito de poder de algum órgão estrangeiro.


A alternativa B está INCORRETA porque a PJ’s tem como direito público interno os municípios, que são subdivido pelos Estados e Território. Tudo o que é criado por lei e não tem um poder administrativo com vínculos e funções especificas.


A alternativa D está INCORRETA porque o poder público precisa reconhece-la e ela está inserida dentro do grupo privado, onde não tem fins lucrativos, o Estado também não pode barrar a criação de entidades religiosas.

A alternativa E está INCORRETA porque os partidos políticos não são livres e não podem atuar livremente sem a atuação do Estado, e são, considerados também um partido privatizado.

Perguntas similares