• Matéria: Biologia
  • Autor: anonimo040505
  • Perguntado 8 anos atrás

Quais são as características exclusivas (não evolutivas) dos: Platelmintos, nematelmintos, moluscos, anelídeos, crustáceos e dos equinodermos?
Obs: É muito urgente, minha prova é amanhã!


anonimo040505: por favor, é urgente
anonimo040505: por favoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooorrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr

Respostas

respondido por: CarooolCastro
9
Tá, platelmintos sao vermes que podem fixar no intestino delgado e na terra como a planaria. Nematoides só vivem em intestinos e possui tubo digestório completo (boca e ânus). Moluscos são que vivem somente em terra e tubo digestório completo. O resto eu não lembro
respondido por: betocunha0
7

Platelmintos é o nome de um grupo de vermes de corpo mole e geralmente achatado, que são em sua maioria parasitas de outros animais, embora haja alguns de vida livre.

Os platelmintos são animais cuja estrutura corporal é muito simples, existem mais de 20 mil espécies descritas, sendo bem conhecidas as tênias, os esquistossomos e as planárias. As tênias, por exemplo, provocam doenças quando se come a carne de bovinos e suínos crua ou mal cozida, uma vez que elas estejam infectadas pelos ovos do verme.

Os nematelmintos possuem uma ampla cavidade cheia de líquido entre o tubo digestivo e a parede corporal. Serve como “esqueleto hidrostático”, que mantém a forma do animal e proporciona alguma sustentação. O líquido que ocupa a cavidade corporal permite a distribuição de várias substâncias, como nutrientes, resíduos e gases.

Os anelídeos são animais triblásticos, celomados e com simetria bilateral.

os Moluscos apresentam o corpo dividido em: cabeça, pé e massa visceral. Na cabeça são encontrados os órgãos dos sentidos.

O pé é responsável pelos movimentos e, em alguns animais, como o polvo, pode ser substituído pelos tentáculos. A massa visceral é onde encontram-se todos os órgãos

os Crustáceos

Corpo segmentado e dividido em cefalotórax (cabeça fundida ao toráx) e abdome;

Presença de dois pares de antenas com função sensorial (tato e paladar) e de equilíbrio;

Presença de apêndices locomotores, além de mandíbulas e maxilas;

Hábitos alimentares diversos: há os herbívoros, os carnívoros, os detritívoros e os filtradores, como as cracas;

A maioria dos crustáceos é dióica (sexos separados) e a reprodução é sexuada com fecundação externa;

O desenvolvimento dos jovens pode ser direto (nascem iguais aos adultos) ou indireto (passam por vários estágios larvais);

Há crustáceos que são sésseis, como as cracas que vivem presas a um substrato, outros são bentônicos, caminham no fundo do mar, ou ainda vivem em tocas ou enterrados na areia ou lodo.


Os equinodermos são triblásticos, celomados e deuterostômios. Durante a fase larval apresentam simetria bilateral e na fase adulta, a simetria é radial.

Perguntas similares