Qual a fórmula provável do composto resultante da combinação do alumínio (Z=13) e um calcogênio (família do Oxigênio) Y? Justifique
Respostas
O alumínio (Al) é um metal da família ou grupo 3A da tabela periódica, ou ainda família do Boro (B), e tem Nox (número de oxidação) fixo e igual a +3 nos compostos. Os calcogênios, por sua vez, são os ametais da família ou grupo 6A da tabela periódica, os quais geralmente têm Nox igual a -2. Portanto, de acordo com a regra do cruz-credo, em que o cátion (íon positivo) assume a carga do ânion e o ânion (íon negativo) assume a carga do cátion, exceto quando são iguais e maiores do que 1, a fórmula resultante da combinação entre o alumínio e um calcogênio será Al₂Y₃
A fórmula provável do composto resultante da combinação do alumínio com um calcogênio qualquer, chamado de Y, será Al2Y3.
O alumínio (Al) é um elemento que pertence à família 3A da tabela periódica, também chamada de grupo 13. Assim, é um elemento que, para atingir a estabilidade prevista pela Teoria do Octeto, tende a doar três elétrons.
Os calcogênios equivalem à família 6A da tabela periódica, também chamada de grupo 16. Os elementos desse grupo possuem 6 elétrons na camada de valência, e assim, tendem a receber dois elétrons para atingirem a estabilidade prevista pela Teoria do Octeto.
A partir disso, deve-se fazer uma inversão dos números doados e recebidos por esses elementos individualmente a fim de se obter essa estabilidade.
Assim, o número 2 deverá vir após Al, enquanto o número 3 deverá preceder o elemento Y, chegando-se à fórmula Al2Y3.
Aprenda mais em: https://brainly.com.br/tarefa/21534894