“A aprendizagem é um processo consciente, é o saber a respeito de uma nova língua, é o conhecimento formal gramatical do sistema linguístico. [...] Este conhecimento por si só não garante a aquisição, o qual define como um processo subconsciente de assimilação natural, intuitivo, fruto de interações em situações reais de convívio humano em que o aprendiz participa como sujeito ativo, desenvolvendo habilidade prático-funcional sobre a língua”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CITTOLIN, S.F. A afetividade e a aquisição de uma segunda língua: a teoria de Krashen e a hipótese do filtro afetivo.. Acesso em: 13 set. 2017. Segundo o texto-base Ensino de língua estrangeira para crianças: o papel do professor, quando o aluno aprende uma língua em um país na qual ela não é usada, ele tem menos contato com a língua do que uma pessoa que aprende em contexto de imersão, que está mais exposta às experiências com a língua. Pensando, portanto, no contexto da sala de aula, como ocorre a aprendizagem de língua? Leia as alternativas a seguir e, na sequência, assinale aquela que contém a resposta correta: AA aprendizagem não é suficiente, não podendo ser comparada à aprendizagem contextualizada em imersão. BA contextualização deve partir do aluno e os insumos devem ser buscados de maneira individual. CCabe à instituição prover o contato com a cultura do país, pois não há aprendizagem fora da imersão. DCabe à família oferecer oportunidades de contato com a língua no país de origem, para que as experiências forneçam a base necessária de aprendizagem. ECabe ao professor fornecer o insumo necessário e propiciar o aprendizado da língua em atividades dentro da sala de aula.
Respostas
Resposta correta: Letra E.
Podemos chegar a tal conclusão ao analisarmos cada alternativa e, principalmente, o enunciado, porque ele nos dá pistas muito importantes para a resolução. A letra A está errada porque a aprendizagem é sim suficiente, se for de forma empenhada, é possível aprender sim e também é possível comparar com a aprendizagem em imersão. A letra B está errada porque se o aluno está em sala de aula, o insumo deve ser ao menos orientado pelo professor e pela classe em geral e não de forma individual.
A letra C está incorreta porque existe sim aprendizagem fora da imersão, não é só vivendo e convivendo com uma língua que se aprende ela, pode ser aprendida por aulas didáticas e uso de livros. A letra D está errada porque não cabe somente a família e também o contato com a língua não precisa ser no país de origem, a aprendizagem pode ser feita no país diferente.