• Matéria: Pedagogia
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 8 anos atrás

A. Nesta atividade a proposta é que seja elaborado um texto colaborativo sobre o pensamento de Paulo Freire e o papel de educação para o autor. Para iniciar a atividade, cada integrante do grupo deverá ler o artigo FREIRE: consciência e libertação (a pedagogia perigosa)1 de autoria de Eduardo Medina Rubio. Prestem atenção à relação que o autor estabelece entre a atuação de Paulo Freire e a de Darcy Ribeiro que, embora com trajetórias intelectuais e políticas diferenciadas, desenvolveram uma pedagogia que partiu de ponto comum e que, em última análise, visava atingir objetivos muito próximos. Verifiquem como é abordado, considerando Paulo Freire, o diálogo/a educação dialógica, a relação educador - aluno, e o sentido da educação na formação dos educandos/homens.



B. A seguir, leiam o texto abaixo sobre o pensamento de Paulo Freire e o papel da educação para o autor

O método de Paulo Freire é, fundamentalmente, um método de cultura popular: conscientiza e politiza. Não absorve o político no pedagógico, mas também não põe inimizade entre educação e política. Distingue-as, sim, mas na unidade do mesmo movimento em que o homem se historiciza e busca reencontrar-se, isto é, busca ser livre. Não tem ingenuidade de supor que a educação, só ela, decidirá dos rumos da história, mas tem, contudo, a coragem suficiente para afirmar que a educação verdadeira conscientiza as contradições do mundo humano, sejam estruturais, superestruturais ou inter-estruturais, contradições que impelem o homem a ir adiante. As contradições conscientizadas não lhe dão mais descanso, tornam insuportável a acomodação. (FIORI, Ernani M. Aprender a dizer a sua palavra. In: FREIRE, Paulo, Pedagogia do Oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro, 1987).



C. Para finalizar a atividade, o grupo deverá elaborar um texto colaborativo registrando as reflexões sobreO papel da educação no Brasil, país historicamente marcado pela desigualdade social, e que já vivenciou/vivencia momentos de crise política.

Fundamental: todos deverão contribuir para a elaboração do texto, cuidando de garantir a continuidade e o sentido que já foi elaborado.


josi20011986: alguém soube fazer ?
zebracamelo: ???
tomoni: ???

Respostas

respondido por: Leticia140778
21
Um dos aspectos de grande relevância quando se fala em educação e politica, é o papel do profissional da educação, que tem a função de formar seres humanos. 

O principal ponto de debate é se esses profissionais estão conscientes do sua tarefa em formar cidadãos que vão agir em sociedade e transforma-la, configurando um papel politico.

O que tem se apresentado, na época atual, são profissionais revoltados com os salários e que acabam descontando seus problemas de ordem profissional na ação dentro da sala de aula.

Conscientiza-se que um trabalho bem feito, bem planejado e bem organizado farão diferença no futuro da sociedade é essencial para a continuação da luta pela igualdade.

Problemas e revoltas não devem dirigir a ação dos profissionais, ao menos não os da educação, por serem eles a base para mudar o sistema politico social. 

O papel do educador é tão importante, que necessita ser fortalecido afim de motivar esses profissionais a realizarem a sua ajuda diante da evolução do mundo.

A educação é uma tarefa politica e não pode ser dissociada da sociedade.
Perguntas similares