• Matéria: Pedagogia
  • Autor: didisofia
  • Perguntado 8 anos atrás

A sociedade burguesa moderna, que brotou das ruínas da sociedade feudal, não suplantou os velhos antagonismos de classe. Ela colocou no lugar novas classes, novas condições de opressão, novas formas de luta”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ENGELS, F. MARX, K. O Manifesto Comunista. Edição Eletrônica, p. 8. Disponível em: . Acesso em 14 set. 2017.

No trecho citado, Marx e Engels abordam a sociedade burguesa e seus antagonismos sociais. Com base nessas informações e no livro-base Fundamentos socioantropológicos da educação, assinale a alternativa correta:
A
Marx e Engels compreendiam a sociedade capitalista como um sistema de classes, marcado pela desigualdade, o que gerava antagonismos entre essas classes.
B
A teoria marxista defende que, na sociedade burguesa, há uma cooperação entre as classes sociais, o que impulsiona esse modo de produção.
C
Para Marx e Engels, a sociedade capitalista, ao acabar com o sistema feudal, inaugurou uma sociedade marcada pela igualdade entre as classes sociais.
D
No sistema capitalista, de acordo com Marx e Engels, as classes estão marcadas por uma lógica de colaboração, evitando oposições.
E
Conforme Marx e Engels, o modo de produção capitalista proporcionou o fim do antagonismo de classes, pois garantiu o fim da desigualdade entre elas.

Respostas

respondido por: ferretti
20
A Marx e Engels compreendiam a sociedade capitalista como um sistema de classes, marcado pela desigualdade, o que gerava antagonismos entre essas classes.
Correto. Para Marx e Engels, as classes lutavam entre si e desse antagonismo a história era produzida.

B A teoria marxista defende que, na sociedade burguesa, há uma cooperação entre as classes sociais, o que impulsiona esse modo de produção.
Falso. Como já visto, para Marx e Engels não há cooperação, mas antagnonismo.

C Para Marx e Engels, a sociedade capitalista, ao acabar com o sistema feudal, inaugurou uma sociedade marcada pela igualdade entre as classes sociais.
Falso. A sociedade capitalista é marcada pela desigualdade, como observa o enunciado.

D No sistema capitalista, de acordo com Marx e Engels, as classes estão marcadas por uma lógica de colaboração, evitando oposições.
Novamente falso. Basta ler a frase e notar: para estes autores, o capitalismo é gerador de antagonismos.

E Conforme Marx e Engels, o modo de produção capitalista proporcionou o fim do antagonismo de classes, pois garantiu o fim da desigualdade entre elas.
Falso. Como se vê pelo que já foi exposto, era justamente o contrário que defendiam Marx e Engels.
Perguntas similares