Respostas
Uma República através de, pelo menos, dois tipos de sistema. Uma República Presidencialista tem sua regência do poder executivo concentrado nas mãos de um presidente eleito, enquanto uma República Parlamentarista tem um Primeiro Ministro eleito pelos parlamentares.
O regime republicano é bastante comum no mundo todo, e o Brasil é um exemplo: aqui nós temos uma República Presidencialista, com um presidente eleito a cada quatro anos, com direito a reeleição.
Abraços!
Quem governa um regime republicano é, em geral, ou um presidente, ou um primeiro ministro.
O presidente ou primeiro ministro da República, embora seja seu governante, é apenas chefe do poder executivo. Em geral, as repúblicas modernas possuem três poderes: executivo (aquele que executa o poder), legislativo (responsável por formular as leis) e judiciário (responsável por proteger a Constituição de leituras erradas).
Qual a diferença entre o presidencialismo e o parlamentarismo?
O presidencialismo baseia-se na ideia de que o presidente deve ser eleito por voto direto da população. O legislativo serve, neste caso, de fiscal das ações do governo.
O parlamentarismo funda-se na ideia de que o primeiro ministro deve ser eleito entre os deputados, o que favorece, em tese, um diálogo político. Aqui, a população seleciona quem deve selecionar o primeiro ministro por voto direto, e o primeiro ministro é escolhido por voto indireto.
Regime republicano: resumo
- Tem por objetivo atender as demandas da população;
- Possui uma certa temporalidade: os mandatos tem durações determinadas, no Brasil, por exemplo, é de 4 anos;
- Eleições: o chefe do executivo, presidente ou primeiro ministro, é escolhido por voto;
- O chefe do executivo deve prestar contas a população e aos outros poderes, não podendo agir sem responsabilidade;
Em alguns momentos, uma República pode ser corrompida. Podemos apontar como exemplos de corrupção:
- Troca de favores: o executivo fornece certos favores ao legislativo ou judiciário, por exemplo, em troca de proteção ou apoio em questões de seu interesse;
- Nepotismo: os políticos indicam, para cargos de confiança, indivíduos que, sendo ou não capacitados, são favorecidos por serem seus parentes;
- Uso do poder público em benefício privado: vê-se também que, por vezes, o poder público é utilizado para obter vantagens individuais, ao possuidor do cargo, ou a quem ele deseja;
Agora que você já sabe quem governa um regime republicano, que tal aproveitar para aprofundar seus conhecimentos sobre política?
Uma questão sobre o fascismo
https://brainly.com.br/tarefa/18201389
Uma questão sobre o comunismo
https://brainly.com.br/tarefa/18168811
Uma questão sobre a monarquia
https://brainly.com.br/tarefa/18205809
-
Matéria: História
Nível: Ensino fundamental