Respostas
Estes homens e mulheres chegavam ao Brasil nos portos das principais capitanias hereditárias. A necessidade da vinda constante de mão-de-obra escrava alimentou o tráfico negreiro como atividade econômica durante alguns séculos.
A necessidade por novos escravos era quase que constante, já que muitos morriam por problemas de saúde já adquiridos na travessia do Atlântico, enquanto outros não sobreviviam aos maus tratos e as condições de trabalho que eram atribuídas pelos senhores donos das terras.
Os escravos que sobreviviam a tudo isto, eram utilizados nos trabalhos forçados e punidos fisicamente quando desobedeciam as ordens.
Assim, ao longo dos séculos XVI até o século XIX, os escravos trabalharam na manutenção das principais atividades econômicas de cada período: nos latifúndios de cana de açúcar, nas minas de ouro e diamantes, nas fazendas de café, no ciclo da borracha e também no trabalho doméstico.
A escravidão teve diversos focos de resistência, com o surgimento de quilombos (como o Quilombo dos Palmares, por exemplo) e algumas revoltas, como a Revolta dos Malês, na Bahia.
A partir de 1850, algumas leis como a Lei dos Sexagenários e a Lei do Ventre Livre começaram a conceder liberdade aos escravos.
Entretanto, a escravidão foi oficialmente abolida em 13 de maio de 1888, com a assinatura da Lei Áurea pela Princesa Isabel.
Foi um acordo político no qual o governo cedeu à pressão inglesa, que via na escravidão um empecilho para o desenvolvimento de sua indústria, já que escravos não constituem um mercado consumidor.
Quando se pergunta durante quanto tempo vigorou a escravidão no Brasil, é correto responder que ela vigorou por pelo menos 349 anos.
Neste recorte inclui-se também a escravização dos indígenas. Mais ou menos entre 1539, até 1888, com a abolição da escravidão. A escravidão é uma atividade extremamente degradante e desumana, pois retira a dignidade do indivíduo, colocando-o como propriedade e instrumento de trabalho.
Entre as características da escravidão no Brasil, podemos apontar:
- Não é tão fácil determinar quando a escravidão começou nestas terras;
- A escravidão indígena foi proibida pela Coroa em 1570, mas a determinação não teve resultados, e indígenas continuaram a ser escravizados;
- Os africanos eram comprados de traficantes na África e trazidos para as terras do atual Brasil em navios precários. Vários morriam no caminho;
- Eram obrigados a manter longas jornadas de trabalho, com pouca comida e abrigo miserável;
- Os africanos por vezes organizavam fugas e criavam o que chamamos de Quilombos. Zumbi dos Palmares foi um dos principais líderes quilombolas, tendo reunido no quilombo dos Palmares cerca de 20 mil pessoas, estima-se, em 1671.
Para ter uma noção nos números envolvidos nesta trágica passagem de nossa história:
- Cerca de 5 milhões de africanos foram traficados para o Brasil como se fossem animais;
- Algumas vezes as jornadas de trabalho chegavam a 20 horas;
- A estimativa é que cerca de 2 milhões de indivíduos morreram durante a viagem, tendo sido arremessados ao mar;
Agora que você já sabe durante quanto tempo vigorou a escravidão no brasil, dá uma olhada nessas perguntas pra aprofundar os seus conhecimentos:
Para compreender melhor a história da escravidão:
https://brainly.com.br/tarefa/19008803
Aprofunde seu conhecimento quanto as sociedades africanas escravizadas:
https://brainly.com.br/tarefa/19060402
Analise alguns documentos sobre a escravidão:
https://brainly.com.br/tarefa/19065952
-
Matéria: História
Nível: Ensino fundamental