Historicamente, as formas de inclusão e de exclusão social dos portadores de necessidades especiais variaram de maneira considerável. Nosso material referencial descreveu a visão da sociedade escravista que imperou no Brasil até fins do século XIX. Sobre os escravos brasileiros, é correto afirmar:? gostaria de saber, por favor.
Respostas
Olá,
Acredito que faltou ser mencionado qual seria o material referencial mencionado no enunciado da questão, mesmo assim, creio que seja possível responder a tal questionamento.
Dentro do sistema escravista português nas Américas, as pessoas que eram escravizadas não eram encaradas como seres humanos realmente, mas sim como produtos a serem consumidos e assim eram desejados apenas aqueles que aparentavam ser saudáveis e fisicamente fortes. Portanto, quaisquer necessidades especiais eram tidas como invalidades, logo percebemos que o período escravocrata era marcado por uma intensa discriminação, ocorrendo muitas vezes o extermínio daqueles que não se encaixavam nos desejos de consumo das elites.
Essas políticas de segregação e racismo tem impactos até os dias de hoje no mercado de trabalho, em que o trabalhador portador de necessidades especiais é tipo como um empecilho ao desenvolvimento da empresa, pois essa cultura de discriminação foi reproduzida em diversos momentos da sociedade brasileira, adquirindo novas roupagens, como as que vemos atualmente.