• Matéria: História
  • Autor: rosimdz
  • Perguntado 8 anos atrás

“Ao explicar a queda do Império, afirma que a Monarquia desapareceu menos pela oposição que lhe moviam do que pela própria fraqueza, pela sua falta de base, pela indiferença, apatia e neutralidade de muitas das forças que a haviam apoiado no passado”.
COSTA, E. V. Da monarquia à república: momentos decisivos. São Paulo: Fundação UNESP, 1999, p. 429.
Ao romper com suas bases, através das chamadas Questão religiosa e Questão militar, e com os fazendeiros após a libertação dos escravos, o Império acabou fragilizado e lançado a própria sorte. Um exemplo disso é que

Respostas

respondido por: jeannecardoson
6
Um exemplo da fragilidade da monarquia do Segundo Reinado foi o desgaste no relacionamento com as forças militares, muito por conta, não só da Questão Militar mas também da popularidade que o Exército ganhou após a Guerra do Paraguai.

Antes da Guerra do Paraguai, o que havia eram várias milícias locais. A Guerra trouxe a necessidade um corpo de soldados treinados, profissionais. As condições para quem servia nas baixas patentes eram muito ruins e os soldos nem sempre eram pagos.

As condições eram um pouco melhor nas altas patentes, mas para ocupar essas posições era preciso contar com padrinhos políticos. Assim, os oficiais estavam frustrados em suas carreiras.

O fato de que o Visconde de Ouro Preto, que chefiava o gabinete ministerial em 1889, achou conveniente dar mais poderes à Guarda Nacional, mostra o quão tensa estava a situação. Mas isso não evitou a queda da monarquia. 

Natiyy: forte oposição ao regime teve que se unir para conseguir a derrubada da monarquia e a substituição do governo.
Natiyy: RESPOSTA D
Perguntas similares