Respostas
Elas possuem a importante função de liberar um líquido chamado de saliva. Esta é formada por 99,5% de água e 0,5% de solutos.
A saliva possui uma importante função de atuar na dissolução dos alimentos, possibilitando que estes possam ser degustados. A saliva também dá início ao processo de digestão dos alimentos.
Uma das enzimas presentes na saliva é a amilase salivar, que é responsável por começar o processo de digestão dos carboidratos na boca.
Resposta:
• Glândulas salivares secretam diariamente cerca de 1 a 2 litros de saliva, conservam a mucosa da boca úmida, limpam a boca e os dentes, ajudam na preparação dos alimentos tornando úmidos, auxiliando na mastigação e deglutição ( ato de engolir os alimentos) e iniciam a digestão do CHO ( enzima contida nas secreções das glândulas) através da amilase salivar.
São divididas em 3:
*Glândula parótida: situada lateralmente na face e anteriormente ao pavilhão do ouvido e é drenada pelo ducto parótico, que se abre no vestíbulo da boca, ao nível do segundo molar superior;
*Glândula submandibular: anterior a parte mais inferior da parótida, sendo protegida pelo corpo da mandíbula e drenada pelo ducto submandibular;
*Glândula sublingual: a menor das três, situada lateral e inferiormente, sob a mucosa que reveste o assoalho da boca e é drenada por canais que desembocam independentemente no assoalho da boca.
Explicação: