• Matéria: Biologia
  • Autor: leticiaaluz
  • Perguntado 8 anos atrás

No heredograma a seguir, todos os indivíduos das três gerações são normais para uma doença genética
condicionada por um par de alelos recessivos.
Considerando que o indivíduo I-1 é heterozigoto e o I-2 é homozigoto, a alternativa que contém a probabilidade do casal (III- 2 e 3) ter recebido esse alelo recessivo do avô (I-1) é:
a) 1/4
b) 1/8
c) 1/16
d) 1/32

Anexos:

DirceuFS: Ac
Corricaju: A doença é condicionada por um par de alelos recessivos, ou seja, aa. Se todos são normais, só podem ser Aa ou AA.
Corricaju: Se o indivíduo I-1 é heterozigoto é Aa e a I-2 é AA pq é homozigota. Fazendo aquela tabela de proporção genotípica, as possibilidades de combinação entre os dois será AA, AA, Aa, Aa.
Corricaju: Os indivíduos II-2, II-3 e II-4 são filhos deles
Corricaju: Como a questão quer saber a probabilidade de passar o gene RECESSIVO do avô (o indivíduo I-1), só podemos levar em conta o Aa
Corricaju: Então, o II-2 e o II-4 tem 1/2 de chance CADA UM de herdar o gene
Corricaju: Pros seus filhos (indivíduos III-2 e III-3) herdarem o gene recessivo, seus pais só podem se relacionar com parceiros que sejam AA (pois aa é da doença e todos são normais e Aa daria outra proporção genotípica, sendo possível algum dos filhos ficarem com aa)
Corricaju: Portanto, III-2 e III-3 também tem 1/2 de chance CADA UM de herdarem o gene
Corricaju: Multiplicando todas as possibilidades 1/2 . 1/2 . 1/2 . 1/2 = 1/16
Corricaju: Nao sei se ficou claro nem tenho certeza se o raciocínio é realmente esse, mas foi a forma que encontrei de resolver e coincidir com o gabarito, letra C

Respostas

respondido por: fabbiovet
5
A probabilidade é, a chance de o gene em questão no primeiro cruzamento ser transmitido (1/2) vezes a probabilidade de ele ser transmitido na geração 2 (1/2) e finalmente de ambos os primos receberem o mesmo gene (1/2 . 1/2=1/4) essa probabilidade de ocorrência é de 1/16 em cada indivíduo.
Porem se analisarmos a probabilidade de ocorrência do gene deletério, verificamos que a possibilidade de ocorrência desse gene que condiciona essa doença é de 1/8 nesse cruzamento de primos devido a certa consanguinidade.
Perguntas similares