- Como se deu o processo evolutivo dos sistemas produtivos?
- O que contribuiu para o surgimento das leis de proteção ao trabalhador?
- Quais foram os principais benefícios que toda essa evolução ofereceu aos trabalhadores?
obs. lembre-se de dialogar com seus colegas e professores mediadores.
Respostas
- Entender o desenvolvimento dos Sistemas de Produção ao longo dos tempos é como entender a História da própria humanidade, pois você há de concordar que o homem em sua evolução sempre fabricou produtos e serviços na medida em que surgiam suas necessidades. A quantidade produzida pela forma artesanal já não atendia mais a demanda período (1974). Foi então que a força de trabalho ganhou um custo fixo já que deixou de ser centralizada em um único artesão e foi substituída por uma produção mecânica e fabril.
- Durante muito tempo o trabalhador não teve voz para expor sua vontade, seus direitos, mas, em meados do XVIII inicia-se a Revolução Industrial que muda todo o cenário mundial a respeito do trabalho. Surgem às máquinas, e com elas uma grande ganância do homem que visa uma produção maior do que qualquer uma aja vista antes. E, assim, começam as jornadas de trabalho abusivas, menores e mulheres no mercado de trabalho, salários baixíssimos, entre outras coisas não menos importantes. Com isso, mais do que nunca se sentiu a necessidade de começar, de alguma maneira a proteger este proletariado que se encontra desprotegido, sem qualquer segurança ou garantia.
- Salários fixos, bem como direitos e também algumas ( embora raríssimas) vantagens, também houve benefício através do liberalismo comercial e a formação de blocos econômicos, que se deu na década de 90.