• Matéria: Sociologia
  • Autor: maryvlima
  • Perguntado 8 anos atrás

As práticas e os discursos de ódio contra imigrantes e refugiados realça um posicionamento etnocêntrico que não atenta para o hibridismo cultural como marca de muitas sociedades contemporâneas. Justifique esta afirmação.

Respostas

respondido por: adriano2santos
1
O hibridismo cultural é o processo existente desde os primeiros deslocamentos humanos, pois se refere ao impacto de diferentes civilizações, e consequentemente suas culturas, como uma herança permanente nessas civilizações.

O posicionamento etnocêntrico e o discurso de ódio contra imigrantes (xenofobia por si só) não condizem com a compreensão do hibridismo cultural, visto que ao se expressar ódio contra o outro, seja quem esse outro for, foge da compreensão da pessoa a ideia de que somos constituídos enquanto uma civilização híbrida a partir de diversas interferências forçadas e voluntárias ao longo do tempo.

Entender que uma nação é uma construção política-ideológica, e dentro delas as interferências que levaram a constituir esse formato, é fundamental para entendermos não só a origem do discurso de ódio ao imigrante, mas também como esse discurso muitas vezes é autoinfligido para a própria população, por termos todos características de outros povos, em alguma medida.
Perguntas similares