As feministas colocaram a creche no campo dos direitos das crianças pequenas. Assim, a creche e mais do que isso, as crianças começam a ganhar status de política pública. As crianças começam a ser consideradas como cidadãs em desenvolvimento
TELES, Maria Amélia de Almeida. Breve história do feminismo no Brasil. São Paulo: Editora Brasiliense, 1993, p. 5.
Sobre as reivindicações por creche no campo do movimento feminista no Brasil, é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. As feministas concebem a creche como um direito das crianças pequenas à educação, sem excluir a ideia de que a garantia de creche contribui com as mães trabalhadoras à sua realização social e profissional, condições fundamentais para sua emancipação.
b. O feminismo concebe a creche como uma desobrigação das empresas e do Estado por espaços específicos de cuidado para as crianças pequenas, pois essa necessidade deveria ser resolvida no âmbito da família.
c. A luta por creches não indica a importância da educação infantil enquanto direito e elemento de desenvolvimento da criança pequena, mas apenas dá destaque às lutas femininas por melhorias em suas condições de trabalho.
d. A reivindicação por creches sempre foi individualizada e separada das demais reivindicações do movimento feminista porque esse movimento não considera essa demanda importante, já que ela se limita apenas a uma conquista de espaços escolares para as crianças.
e. A luta pela creche nunca foi importante do ponto de vista emancipatório da mulher, pois se tratou mais de uma questão política característica do final dos anos 1970.
Respostas
respondido por:
29
a.
As feministas concebem a creche como um direito das crianças pequenas à
educação, sem excluir a ideia de que a garantia de creche contribui com
as mães trabalhadoras à sua realização social e profissional, condições
fundamentais para sua emancipação.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás