• Matéria: Sociologia
  • Autor: gessyrayanne2691
  • Perguntado 8 anos atrás

Quando falamos em identidade, logo pensamos em quem somos. A construção de identidades como: “ser brasileiro”, “ser português”, “ser cigano”, “ser gremista”, “ser homem”, “ser mulher” é um processo sociocultural pelo qual se marca as fronteiras de pertencimento social e/ou cultural. Tendo por base o anúncio transcrito acima, é correto afirmar que


A.
as identidades são construídas nas relações sociais, são situacionais, relacionais e constroem-se na relação entre o “nós” e os “outros”, cria um nós coletivo.

B.
as identidades são estáticas, é algo natural, ela nos acompanha por toda a vida.

C.
identidades surgem através de um determinismo geográfico que molda o nosso modo de ser e agir.

D.
identidades são produtos de marketing e geram vínculos entre os indivíduos.

E.
identidades são heranças genéticas.

Respostas

respondido por: giovannisantana03
200
Resposta correta: Letra A.

Podemos chegar a tal conclusão ao analisarmos cada alternativa e entendermos o que ela propõe, o que está errado e o que potencialmente está certo. A letra A está correta porque, de fato, o nós coletivo significa a identidade de um grupo, algo em comum entre dois ou mais indivíduos.

A letra B está errada porque a identidade é fluida e está em constante mudança, assim como nós todos, não estática e que nos acompanha a vida inteira. A letra C está errada porque isso é um completo preconceito, um dado geográfico não indica nada, por exemplo olha a miscigenação presente em nosso país,temos até mesma raça com costumes diferentes em diferentes locais...

A letra D está errada porque a identidade não é apenas um marketing, ela existe e está presente, não devemos tratá-la como um produto. A letra E está errada porque as únicas heranças genéticas dizem respeito ao fenótipo do futuro indivíduo, e não seu cognitivo e cultural.
respondido por: sandrareginapr
93

Resposta:

As identidades são construídas nas relações sociais, são situacionais, relacionais e constroem-se na relação entre o "nós" e os "outros", cria um "nós coletivo".

Explicação:

Perguntas similares