Respostas
força destrutiva do anel. Gollum/Sméagol é um prodígio de técnica,um ser virtual criado no computador a partir de interpretação de um ator, Andy Serkis. Como no primeiro filme, a técnica é grandiosa, mas não é o que importa. É colocada totalmente a serviçoda história. Desde que os hippies começaram a viajar na saga de Frodo, nos anos 1960, muita
gente colocou a etiqueta do ‘esoterismo’ na obra de Tolkien. É um movimento reducionista, de
quem nunca leu, ou leu só superficialmente, a série de livros. Jackson tomou muita liberdadeem relação ao original. O filme é uma experiência e tanto, ética, estética, humanística. Trata detodos os temas: amizade, amor, ambição, honra, dedicação, coragem, vida e morte. Incorporao próprio elemento narrativo, na medida em que Frodo e Sam, no fim, sonham com suasaventuras imortalizadas na imaginação popular. Até ao afastar-se do Tolkien, Jackson é fiel aoautor. Criou um movimento que justifica sozinho, o cinemão.
Texto 2
O Senhor dos Anéis tem dois tipos de espectadores: os tolkienmaníacos e os outros. Os primeiros, calejados na leitura do universo delirante de J. R. R. Tolkien, chegam preparados para qualquer eventualidade, pois estão familiarizados com o mundo mágico do autor. O filmeterá para eles valor ilustrativo. Dos segundos, que não têm intimidade com topônimos e serescomo Isengard, ents, hobbits, elfos e orgs, será exigido esforço maior. Peter Jackson [...]realizou com folgas um épico de visual suntuoso. Neste segundo episódio, já fenômeno debilheteria, a ênfase é nas batalhas. Para quem se impressiona com combates digitais, trata-sede um prato e tanto. Já a narrativa, que afinal tem de evoluir entre uma batalha e outra, parecebem mais modesta. Vista de perto, descobre-se a velha e boa estrutura formal que se
convencionou chamar de ‘jornada do herói’, com o protagonista sendo lançado à aventura,
hesitando, correndo riscos, encontrando antagonistas e aliados e depois salvando o mundo e asi mesmo. Luta do Bom contra o Mal, à moda do presidente Bush. Ou seja, muito barulho pornada.
(O Estado de S. Paulo, 27 dez. 2002.)# Exercícios:1. Sobre o filme O Senhor dos Anéis, esses dois textos apresentam opiniões A) diferentes.B) emotivas.C) iguais.D) imparciais.E) incoerentes.2. No Texto 1, o trecho que apresenta um dos argumentos que sustenta a opinião do autorsobre a qualidade do filme O Senhor dos Anéis é: