a interdependência entre países desenvolvidos e em desenvolvimento não se realiza de modo igualitário. com base nos conceitos estudados, explique essa afirmação e cite um exemplo que justifique essa desigualdade
Respostas
Paises desenvolvidos são paises que apresentam boas condições para o desenvolvimento de uma pessoa com qualidade de vida, relações não dispares entre ricos e pobres, acesso a direitos garantidos (saúde, educação, água encanada e potável, rede de esgoto).
Paises em desenvolvimento são paises em melhores condições do que países “subdesenvolvidos” mas não chegam a alcançar a qualidade de vida e à infraestrutura de paises “desenvolvidos”. Essa classificação é complexa pois a variação pode ser bem ampla.
Mas o que se sabe é que possuem um padrão de vida ok, uma base industrial em desenvolvimento, certa rede de infraestrutura e um IDH médio.
Essa infraestrutura e o certo grau de desenvolvimento permitem que paises de primeiro mundo levem para os paises emergentes o que não querem nos seus paises, como lixo (nuclear ou não), industrias, entre outras coisas.
Os casos onde industrias químicas foram levadas de seus paises desenvolvidos para Índia e Brasil devido à infraestrutura de rodovias, ferrovias e portos, alem de certa educação, conhecimento e pequeno grau de pesquisa mostra como esse fator pode ser desigual.
Visando lucro e entrar para o grupo de paises que possuem conhecimento tecnológico-cientifico, os paises emergentes recebem o que para a qualidade de vida dos paises de primeiro mundo não é bem visto. Eles utilizam a mão de obra, as matérias primas desses paises emergentes mas a maior parte de seu capital e os produtos finais voltam para sua nação de origem, onde a qualidade de vida e de produtos de consumo é bem melhor.
Não há igualdade quando se compartilham apenas pedaços de um todo e que se baseiam na vontade dos paises que não são mais (?) “subdesenvolvidos” de se tornarem como quem eram os desenvolvidos, que agora são outra coisa.
Não dar a oportunidade dos outros paises de terem a mesma boa qualidade das quais os paises se vangloriam é injusto, prejudicial e uma jogada boa para mostrar quem é que manda.
Resposta:
O domínio tecnológico exercido pelos países ricos ou desenvolvidos torna-os fornecedores de produtos industrializados e de serviços altamente especializados. Em virtude disso, eles obtêm mais lucro e, por conseguinte, maior poder sobre os países em desenvolvimento.