A formação dos Estados Nacionais europeus tem uma relação importante com a história da educação ocidental. A implantação de escolas e a instrução da população também são formas de fortalecer o poder do soberano, do rei. Em Portugal, desde a formação do Estado Nacional com a família Avis, a preocupação com a consolidação do nacionalismo através da língua nacional foi marcada pela presença de ordens religiosas associadas ao poder. Um dos exemplos que marcaram a relação do governo lusitano e a instrução pública foi a Companhia de Jesus, os jesuítas. Sobre a Ordem Jesuíta de Portugal, julgue as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correspondente:
1. Os jesuítas foram fundamentais na consolidação da sociedade cristã nos trópicos, nas áreas coloniais. Os padres tiveram como uma de suas principais funções a conversão dos nativos ao cristianismo.
2. Os jesuítas representavam a ação catequizadora, a qual se propagou pelo território colonial e colaborou decisivamente para a colonização lusitana no Brasil.
3. Deslocados para o interior da colônia, os padres foram importantes propagadores da cultura ocidental cristã.
4. Rebeldes ao Estado português, os padres jesuítas organizaram comunidades rebeldes que romperam com o domínio do governo colonial e desobedeceram até mesmo ao poder Papal.
Respostas
respondido por:
4
Todas estão corretas.
tanachinelly:
Caso alguém respondeu diferente, comunique para revermos, pois a alternativa 2 está na pág. 148, observem se é verdadeira ou falsa. obrigada.
respondido por:
8
somente 1,2 e 3. eu li o livro do professor gilson e não achei em lugar algum que os jesuítas desobedeceram até mesmo ao poder papal.
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás