Questão 1/5 - Cenário Econômico Mundial Definir qual é o melhor modelo econômico a ser adotado por um país para se beneficiar das transações comerciais e permitir o desenvolvimento social e econômico é ainda debatido intensamente pelos economistas, porém entender o contexto e as condições que levaram os Estados a fazerem algumas escolhas anteriormente contribui para o melhor entendimento e principalmente para planejamentos mais adequados a realidades diferentes dos Estados. A partir do contexto histórico e da evolução das características dos modelos econômicos, considere as seguintes afirmativas: I. O modelo do economista John Maynard Keynes prevê a intervenção do Estado em algumas situações, como por exemplo em momentos de crises e foi aplicado com êxito, por exemplo, após a crise do mercado financeiro de 1929 com investimentos em infraestrutura interna dos EUA, possibilitando a geração de renda pelo Estado. II. O modelo “keynesianismo” prevê uma forte intervenção do Estado em políticas públicas na área fiscal, cambial e de crédito, incentivando a demanda e impedindo o livre comércio entre as empresas III. O modelo neoliberal, principalmente a partir dos anos 1980 prevê uma iniciativa de livre comércio e uma redução do papel do Estado em investimentos estatal para se evitar endividamento do país, inclusive transmitindo à iniciativa privada empresas que pertenciam ao estado, fenômeno denominado privatização de empresas públicas. A Somente a afirmativa I. B Somente a afirmativa II. C Somente a afirmativa III. D As afirmativas I e II são verdadeiras. E As afirmativas I e III são verdadeiras.

Respostas

respondido por: anahelton10
4
Olá!



A resposta correta para a questão apresentada é a LETRA E.



O Keynesianismo consiste em uma teoria econômica criada no início do século XX criada pelo economista inglês John Keynes que tinha como fundamento principal a intervenção do estado da economia para garantir uma situação de pleno emprego.



Algumas de suas proposições básicas eram:



1) Intervenção do estado na economia principalmente nos ramos em que a iniciativa privada não consegue ou não pretende atuar.



2) Realização de ações de cunho político com foco no protecionismo econômico das nações.



3) Execução de medidas econômicas pelo estado com vistas a garantir uma situação de pleno emprego com o equilíbrio entre a demanda e a capacidade de produção.



4) Papel fundamental do estado em momentos como crises econômicas e recessão.



Em sua visão, Keynes não pregava a estatização da economia e sim um sistema capitalista com livre comércio entre as empresas que tinha medidas de controle efetuados pelo Estado. 



Espero ter ajudado.



Atenciosamente,



Ana Camila
Perguntas similares