• Matéria: História
  • Autor: nico24
  • Perguntado 8 anos atrás

As guerras Púnicas, entre romanos e cartagineses duraram de 264 a 146 antes de Cristo. entre seus resultados finais podemos considerar que elas:

a) contiveram a expansão romana em direção ao Mar Mediterrâneo, pois as Ilhas ao sul da península Itálica passaram controle cartaginês.

b) fortaleceram a presença Romana na região do mar mediterrâneo com o estabelecimento de violências nas terras conquistadas.

c) eliminaram os gastos militares no no Império Romano, pois impediram o surgimento de revoltas e tensões sociais.

d) permitiram a expansão comercial de Roma por toda península itálica e em direção ao ocidente, com a decorrente conquista da Gália.

e) reduziram consideravelmente o número de escravos no Império romano, pois a maioria deles foi alistada nas tropas e morreu em combate.


Qual a alternativa e porquê?Me ajudem.

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
144

É correta a alternativa B, uma vez que o resultado final das Guerras Púnicas foi uma incontestável vitória romana, que expandiu os domínios territoriais romanos.

Vale ressaltar, contudo, que em determinado momento os romanos foram quase que completamente derrotados pelos Cartagineses, tendo Aníbal conseguido exterminar mais de 75% do exército profissional romano. A derrota na batalha, contudo, não significou a derrota na guerra, de modo que o exército romano reorganizado e rearmado voltou ao campo de combate e derrotou os cartagineses.

Aníbal, o maior inimigo de Roma, conseguiu escapar das incontáveis tentativas de capturá-lo, terminando por suicidar-se.

respondido por: RafaSGuerra
46

A alternativa B está correta. Bons Estudos!

Perguntas similares