• Matéria: Matemática
  • Autor: pauloeita
  • Perguntado 8 anos atrás

Gente por favor o que é e como se usa o Log?

Respostas

respondido por: skfm2003
1

Use este tópico para decidir sobre a configuração mais adequada para seus conjuntos de dados do log.

Este tópico contém informações para ajudá-lo a responder as seguintes questões:Sua instalação deve usar uma criação de log ou duas criações de log?Quantos conjuntos de dados do log ativo são necessários?Qual o tamanho que seus logs ativos devem ter?Posicionamento do log ativoSua instalação deve usar uma criação de log ou duas criações de log?

Em geral, deve-se usar duas criações de log para produção, a fim de minimizar o risco de perda de dados. Se desejar que seu sistema de teste reflita a produção, ambos devem usar as duas criações de log, caso contrário, seus sistemas podem usar a criação de log única.

Com a criação de log única, os dados são gravados em um conjunto de conjuntos de dados de log. Com as duas criações de log, os dados são gravados em dois conjuntos de conjuntos de dados de log, de modo que, no caso de um problema com um conjunto de dados de log, como o conjunto de dados ser excluído acidentalmente, o conjunto de dados equivalente no outro conjunto de logs pode ser usado para recuperar os dados.

Com duas criações de log, é requerido duas vezes mais DASD que em uma criação de log única.

Se você estiver usando duas criações de log, use também dois BSDSs e dois arquivamentos para assegurar a oferta adequada para recuperação de dados.

A criação de log ativo dupla inclui um pequeno custo de desempenho.

AtençãoSempre use duas criações de log e dois BSDSs em vez de duas gravações para DASD (espelhamento). Se um conjunto de dados espelhados é excluído acidentalmente, ambas as cópias serão perdidas.

Se você usa mensagens persistentes, a criação de log única pode aumentar a capacidade máxima em 10-30% e também pode aprimorar os tempos de resposta.

A criação de log única usa 2 - 31 conjuntos de dados do log ativo, enquanto que duas criações de log usam 4 - 62 conjuntos de dados do log ativo para fornecer o mesmo número de logs ativos. Portanto, a criação de log única reduz a quantidade de dados registrados, o que pode ser importante se a sua instalação for de E/S restrita.

Quantos conjuntos de dados do log ativo são necessários?

O número de logs depende das atividades do seu gerenciador de filas. Para um sistema de teste com rendimento baixo, pode ser adequado ter três conjuntos de dados do log ativo. Para um sistema de produção de alto rendimento, você pode desejar o número máximo de logs disponíveis, de modo que, se houver um problema com os logs de transferência, você tem mais tempo para resolver os problemas.

Deve-se ter pelo menos três conjuntos de dados do log ativo, mas é preferível definir mais. Por exemplo, se é provável que o tempo gasto para preencher um log se aproxime do tempo gasto para arquivar um log durante a carga de pico, defina mais logs.

Também é necessário definir mais logs para possíveis atrasos no deslocamento de arquivamento de log. Se você usar os logs de archive na fita, permita o tempo necessário para montar a fita.

Considere ter espaço de log ativo suficiente para manter o valor de um dia de dados, caso o sistema seja incapaz de arquivar devido à falta de DASD ou porque não pode gravar na fita.

É possível definir dinamicamente novos conjuntos de dados do log ativo como uma maneira de minimizar o efeito de atrasos ou problemas de archive. Novos conjuntos de dados podem ser colocados on-line rapidamente, usando o comando DEFINE LOG para evitar que o gerenciador de filas 'paralise' devido à falta de espaço no log ativo.

Caso deseje definir mais de 31 conjuntos de dados do log ativo, deve-se configurar o ambiente de criação de log para usar um BSDS no formato da versão 2. Depois que um BSDS no formato da versão 2 está em uso, até 310 conjuntos de dados do log ativo podem ser definidos para cada anel de cópia de log. Consulte Planejando para aumentar o intervalo de log endereçável máximo para obter informações sobre como converter para um BSDS no formato da versão 2.

É possível saber se o seu gerenciador de filas está usando um BSDS na versão 2 ou superior, executando o utilitário de mapa de log de impressão (CSQJU004) ou a partir da mensagem CSQJ034I emitida durante a inicialização do gerenciador de filas. Um fim do intervalo de RBA de log de FFFFFFFFFFFFFFFF, na mensagem CSQJ034I, indica que um BSDS na versão 2 ou superior está em uso.

Quando um gerenciador de filas estiver usando uma versão 2 ou superior, formato BSDS, será possível usar o comando DEFINE LOG para incluir dinamicamente mais de 31 conjuntos de dados do log ativo em um anel de cópia de log.

Qual o tamanho que seus logs ativos devem ter?

A partir do IBM® MQ Versão 8.0, o tamanho máximo suportado do log ativo, ao arquivar em disco, é 4 GB. Em liberações anteriores do produto, o tamanho máximo suportado do log ativo ao arquivar em disco é de 3 GB.

Ao arquivar na fita, o tamanho máximo do log ativo é de 4 GB.

É necessário criar logs ativos de pelo menos 1 GB de tamanho para sistemas de produção e de teste.

Perguntas similares