No tanque de um certo carro de passeio cabem até 50 L de combustível, e o rendimento médio deste carro na estrada e de 15 km/l de combustível. AO sair para uma viagem de 600 km o motorista observou que o marcador de combustível estava exata sobre uma das marcas da escala divisória do medidor.
Como o motorista conhece o percurso,sabe que existem,até a chegada a seu destino, cinco postos de abastecimento de combustível,localizados a 150 km, 187 km, 450 km e 570 do ponto de partida.
Qual a máxima distância, em quilômetros,que poderá percorrer até ser necessário reabastecer o veiculo,de modo a não ficar sem combustivel na estrada?
A) 570
B) 500
C) 450
D) 187
E) 150
Respostas
B) 450
Para resolver essa questão será necessário o uso de um pouco de raciocínio lógico, uma vez que a questão fala que o motorista observou que o marcado de combustível estava exatamente sobre uma das marcas divisórias ao sair então pode-se deduzir que o motorista não saiu com o tanque cheio.
Os carro dividem o seu tanque em 4 marcações que dividem a quantidade de gasolina no tanque igualmente, a questão deseja saber qual distância máxima o motorista pode percorrer sem abastecer mas que não ocorra falta de gasolina.
Uma vez que o tanque é dividido em 4 medições e a questão quer saber o máximo que pode ser rodado de distância deve-se supor que o tanque esteja na penúltima medição que simboliza 3/4 do tanque, sendo assim:
50 litros x 3/4 = 37,5 litros
A cada litro de combustível o carro faz 15 km, dessa maneira:
15 km/L x 37,5 litros = 562,5
Dessa maneira o máximo que o motorista pode rodar em distância é 450 km pois é onde existe um ponto de reabastecimento.
Espero ter ajudado, bons estudos e forte abraço!
Resposta: letra b
Explicação passo-a-passo: