Sobre a atuação da Companhia de Jesus na educação, no período da Contrarreforma, leia as afirmativas abaixo e responda a questão.
1 - [69179] I – Esta seguia o modelo humanista de educação, baseado nas leituras dos clássicos e, sobretudo, de Aristóteles na versão tomista.
II – Os planos de ensino da Companhia de Jesus contemplavam rigorosamente a disciplina escolar, horários de aula, exercícios, provas, debates e disputas. A metodologia utilizada contemplava três passos: preleção, concerto e repetição.
III – A inclusão do povo carente no processo de ensino significava uma tentativa de revigorar a visão católica com novos adeptos e fiéis, por meio da missão pedagógica das instituições de ensino.
Respostas
respondido por:
52
Resposta: Letra E: I, II e III
respondido por:
13
A alternativa E está correta.
Os primeiros padres jesuítas que chegaram ao Brasil, juntamente com os primeiros colonizadores, integravam o sistema de colonização europeu.
Junto com as expedições vinham também padres, especialmente os padres da Companhia de Jesus, que tinham como vocação específica a catequese de povos não-cristãos.
Podemos destacar também a criação de colégios para catequizar os povos indígenas.
A fundação de vilas e cidades em torno de missões através de uma missão de povoamento, o firmando como importante reduto jesuíta no Brasil, a colônia de Sete Povos das Missões, no Rio Grande do Sul, na época dominado pela Espanha.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás