Outra relação que pode ser feita utilizando gases é sobre o volume e a quantidade de gás, mais precisamente sobre a quantidade de mols de um gás. Esta é a hipótese de Avogadro, observada pela primeira vez por Amadeo Avogadro (1776-1856) em 1811.
Pela hipótese de Avogadro e combinação com demais leis, podemos dizer que:
Escolha uma:a. uma amostra de gás qualquer não possui relação entre o número de mols, a pressão, o volume e a temperatura.b. uma amostra de 20 mols de um gás A tem o mesmo volume e mesma temperatura que uma amostra de gás B, de 40 mols. Porém, a pressão na amostra A é duas vezes a pressão na amostra B. c. uma amostra de gás A a um determinado volume, temperatura e pressão tem o dobro do número de mols que uma amostra B, que apresenta metade do volume, mas pressão e temperatura idênticas à primeira.
d. uma amostra de 20 mols de um gás ocupa o mesmo volume que uma amostra de 40 mols do gás, ambas nas CNTP. e. uma amostra de gás que sofre um abaixamento de temperatura não altera seu volume, pressão e número de mols.
Respostas
c. uma amostra de gás A a um determinado volume, temperatura e pressão tem o dobro do número de mols que uma amostra B, que apresenta metade do volume, mas pressão e temperatura idênticas à primeira.
A hipótese ou constante de Avogadro, em química e física, diz respeito ao número de átomos por mol de uma substância determinada. Considera que o mol é uma das sete unidades básicas do Sistema Internacional de Medidas (SI).
De acordo com Avogadro, gases diferentes com volumes iguais quando submetidos a uma mesma temperatura e pressão, sempre vão apresentar o mesmo número de moléculas. De forma que, uma amostra de gás A a um determinado volume, temperatura e pressão, ele terá o dobro do número de mols que uma amostra B.
Bons estudos!