• Matéria: Pedagogia
  • Autor: lana6roxaoxkfc0
  • Perguntado 8 anos atrás

Émile Durkheim afirmava que o homem seria apenas um animal selvagem se não se tornasse sociável, processo que o humanizou. Segundo ele, o homem foi capaz de aprender hábitos e costumes característicos de seu grupo social para poder conviver no meio deste. Esse processo de formação da consciência coletiva, que denominou como “socialização”, compõe-se de tudo aquilo que habita nossas mentes e que serve para nos orientar como devemos ser, sentir e nos comportar. Paulo Freire afirmava que para ser um autêntico humanista não há outro caminho que não a dialogicidade e, ser dialógico é vivenciar o diálogo, não invadir nem manipular, tampouco impor. É empenhar-se na transformação constante da realidade. "O diálogo é o encontro amoroso dos homens que, mediatizados pelo mundo (...) o transformam e, transformando-o, o humanizam para a humanização de todos" (Freire, 1973, p.46) Considerando os dois pensamentos de Durkheim e Freire destacados, temos a importância do viver em sociedade para os processos de humanização e a importância do diálogo entre os homens. Construam um texto em que respondam: quais práticas didáticas e metodológicas favorecem o processo de socialização e a construção do diálogo como currículo e espaço democrático? Incluam no texto, um ou dois exemplos práticos de propostas pedagógicas que tenham essa perspectiva.

Respostas

respondido por: Leticia140778
9
Além de Freire e Durkheim, Vygostsky também fortalecia a opinião de que o diálogo e a interação são tarefas essenciais para o desenvolvimento. 

Os trabalhos em grupo favorecerem a aprendizagem, através do diálogo, sendo capazes de desenvolver um pensamento critico a respeito do assunto, bem como uma atitude de troca de informações. 

Trabalhos que envolvam pesquisa são ótimos recursos, afim de desenvolver o diálogo. As conversas em sala de aula, podem favorecer novos conhecimentos e novas posturas diante de assuntos diversificados.
Perguntas similares