“Assim, na atenção primária, a partir da utilização do conhecimento do território e da identificação de suas potencialidades, da criação e fortalecimento de vínculos, da continuidade e longitudinalidade do cuidado, da consideração de que diversos fatores como os sociais, econômicos, culturais e políticos influenciam as condições de vida e saúde de sujeitos e coletividades, é possível e mais factível conseguir mudanças efetivas nas condições de saúde individual e coletiva a partir da realização das práticas corporais e atividade física. E a partir daí, apoiar as mudanças necessárias para o aumento da autonomia de sujeitos e coletividades no processo saúde-doença. Para isso, o encontro é condição fundamental, destaca-se a convivência, a formação e fortalecimento de grupos sociais nos territórios ao criar e/ou aumentar o vínculo entre os sujeitos e destes com os trabalhadores e serviços de saúde como importantes objetivos. As práticas corporais e atividade física na atenção primária, devem fazer parte de um contexto maior, o qual busca ampliar e garantir a integralidade do cuidado, logo, não têm fim em si mesmas. Devem trazer não só benefícios biológicos, mas também devem propiciar o aumento do círculo social de convivência, de compartilhamento de objetivos, aflições, soluções e respostas para as mais variadas situações que a vida apresenta”
Diante desse trecho de CARVALHO et.al. (2016), pode-se afirmar que:
I. As práticas corporais e atividade física desenvolvidas no contexto da Atenção Primária, podem contribuir para mudanças efetivas nas condições de saúde individual e coletiva, apoiando as mudanças necessárias para o aumento da autonomia de sujeitos e coletividades no processo saúde-doença.
II. O fortalecimento de grupos sociais nos territórios não contribui para criar e/ou aumentar o vínculo entre os sujeitos e destes com os trabalhadores e serviços de saúde.
III. Um dos grandes objetivos das práticas corporais é trazer benefícios biológicos para os sujeitos praticantes.
Considerando-se o trecho de CARVALHO et.al. (2016), sobre as práticas corporais desenvolvidas no âmbito da Atenção primária, pode-se afirmar que:
Escolha uma:
a.
As afirmativas II e III estão corretas.
b.
Apenas a afirmativa I está correta.
c.
Apenas a afirmativa II está correta.
d.
As afirmativas I, II e III estão corretas.
e.
As afirmativas I e II estão corretas.
Respostas
respondido por:
24
b. Apenas a afirmativa I está correta.
O Programa Academia de Saúde desenvolve diversas atividades físicas e práticas corporais em praças públicas a partir da implantação de aparelhos próprios e a promoção da facilidade dessas atividades pela comunidade em geral.
Na atenção primária, as práticas corporais e a atividade física desenvolvidas como contribuição para mudanças efetivas nas condições de saúde individual e coletiva. Ao se apoiar em alterações que visam o aumento da autonomia.
Bons estudos!
respondido por:
15
Resposta: Apenas a afirmativa I está correta.
Explicação:
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás