Respostas
Olá,
A região de Minas Gerais no período colonial apresentou o tão sonhado objetivo português nas terras americanas, o ouro e outros metais preciosos. Assim sendo foi uma região que movimentou toda a dinâmica da então colônia portuguesa, desde fatores econômicos até questões demográficas, construindo rapidamente vários centros urbanos e ricos.
Com essa ampla população colonial exploração a mineração da região, a coroa portuguesa instituiu diversos mecanismos de taxação para arrecadar parte do valor. Um desses mecanismo era o quinto, 20% do ouro encontrado era direcionado a monarquia portuguesa, só que tal valor não era pago integralmente por boa parte da população e assim Portugal decide intensificar a cobrança, confiscando bens e objetos para atingir o valor do quinto, essa prática ficou conhecida como “derrama”.
Tais fatos atingiram o estilo de vida das elites de Minas Gerais, que começaram a se reunir periodicamente e iniciar uma conspiração contra o poder português, eliminando toda a dominação portuguesa da região e criar uma país independente.