O ensino de língua, para poder dar resposta a sua tarefa de desenvolver nos alunos a competência de compreender e produzir textos em diversas situações de interação, ou seja, permitir-lhes a inserção no mundo letrado, deve, necessariamente, oferecer incentivos e meios para que os aprendizes leiam. A leitura da literatura de ficção e não ficção, de revistas e jornais, enfim, dos diferentes textos que circulam na sociedade é um modo de a escola cumprir seu papel de favorecer condições para que os alunos, gradativamente, aumentem seus saberes e, em consequência, desenvolvam o raciocínio, o senso crítico, a compreensão do real, a curiosidade intelectual, essenciais para a construção de uma sociedade mais politizada. Segundo este contexto SILVA, (2005 p.22), afirma que o trabalho do professor merece maior destaque porque:
I.O professor é o intelectual que delimita todos os quadrantes do terreno da leitura escolar.
II.Sem a sua presença atuante, sem o seu trabalho competente, o terreno dificilmente chegará a produzir o benefício que a sociedade espera e deseja, ou seja, leitura e leitores assíduos e maduros.
III.Sem um professor que, além de se posicionar como um leitor assíduo, crítico e competente, entenda realmente a complexidade do ato de ler, as demais condições para a produção da leitura perderão em validade, potência e efeito.
IV.O professor é o profissional que irá definir os componentes que farão parte da complexidade oral dentro desta conjuntura de leitura escolar.Assinale a alternativa que corresponde corretamente ao enunciado:
Respostas
respondido por:
22
alguém sabe esta resposta
respondido por:
2
acredito q seja a alternativa III
profauxilia:
a verdadeira?
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás