C. Para finalizar a atividade, o grupo deverá elaborar um texto colaborativo registrando as reflexões sobre O papel da educação no Brasil, país historicamente marcado pela desigualdade social, e que já vivenciou/vivencia momentos de crise política.
Respostas
Olá.
Não posso fazer um texto para ser copiado, pois como o enunciado pede, o texto deve ser criado em colaboração de um grupo. Todo modo, posso dar dicas do que tratar.
No texto a ser feito, podem ser feitas reflexões acerca da educação como uma importante parte do processo de subjetivação do indivíduo, pois seu nível intelectual / “de educação” poderá alterar diretamente seus projetos de futuro e visões de mundo de modo geral. Principalmente por essas razões, a educação é importante em qualquer nação, não só no Brasil.
O texto também a ser feito pode tratar da privatização do Ensino, tanto básico quanto superior.
Indo para o passado, por muito tempo (aproximadamente do fim do séc XIX até o 1992), o “Ensino de qualidade” ficou para aqueles que houvessem maiores capacidades financeiras, sendo isso reduzido principalmente nesse século (ver final).
É possível falar de história sem ir muito longe, pois pesquisas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – pesquisa disponível em seu website) apontam que o índice de pessoas de 15 a 17 anos que são alfabetizadas no Brasil subiu em média 21,8% em todas as regiões do Brasil, de 1992 até 2002, o que passou a equivaler a 81,5% da população total.
Essa pesquisa pode ser usada como argumento de que houve investidas para que o letramento mais básico (“saber ler”) fosse democratizado, independentemente da realidade social-econômica, pois nessa época que as pessoas de baixa renda começam a ter maior acesso à educação básica. É importante denotar que houveram trocas de presidentes, o que pode justificar o acréscimo de investimentos na educação básica “além crises”.
O início do século XXI foi marcado pela ampliação do Ensino Superior Público, além da criação de maiores possibilidades de ingresso no Ensino Superior. Nos dias atuais, com ajuda do ENEM, existem diversos programas que tem como intuito o ingresso de estudantes no ensino superior em universidades públicas (SISU) e também em privadas (PROUNI e FIES). Crises políticas, acarretam em alterações nas formas de gerir, o que, no presente momento, acabou colocando maiores limites no investimento dado aos estudantes de universidades privadas (empréstimos do FIES passaram a ser menores e não abrangem mais determinados cursos).
Esse texto escrito não deve ser copiado, pois deverá servir apenas como base.
Quaisquer dúvidas, deixe nos comentários.
Bons estudos