• Matéria: Português
  • Autor: estteroliver17
  • Perguntado 8 anos atrás

Dissertação: Idosos no Brasil do séc XXI: negligenciados ou valorizados?

Respostas

respondido por: Mazzaropii
19
O mundo contemporâneo é caracterizado pelo intenso desenvolvimento em múltiplas áreas do conhecimento: tecnologia, medicina, educação etc. Destarte, com a melhora das condições de vida, a população brasileira tem envelhecido exponencialmente, causando preocupação na política e população canarinha, a qual certamente não tem o menor preparo social e econômico para lidar com a situação.

Segundo o pensamento de Karl Marx em "O capital" , nas sociedades capitalistas, quem dita as regras é o dinheiro. Desse modo, percebe-se que o Brasil tem ido de encontro ao ideário marxiano: idosos que não produzem mais riqueza, ou seja, não detêm o capital, são esquecidos e abandonados pelo poder público, ficando a mercê da própria sorte. 

Outrossim, o fator social exacerba o problema. A sociedade hodierna tupiniquim tem perdido os valores morais inerentes a um bom convívio com os idosos. Desta maneira, não são raros os casos de violência e desrespeito com os provectos; fato que corrobora a teoria machadiana que o ser humano tende a ser naturalmente mal.

Torna-se visível, portanto, o caráter problemático do tema. Sendo assim, é essencial a ação conjunta da tríade: escola, estado e sociedade. As escolas devem colocar em pauta assunto, realizando palestras e debates. O poder público tem de elaborar e fiscalizar leis mais severas, visando garantir o bem estar dos idosos. Sendo agente transformador, a sociedade deve se informar e se sensibilizar com seus semelhantes. Somente assim o Brasil irá trilhar os trilhos da justiça social.

Perguntas similares