Respostas
São variadas as manifestações culturais e artísticas que encontram-se no território canadense, graças à diversidade das culturas que estão habitado ao longo da história.
Considera-se que em seus começos a arte canadense era uma arte transplantada da Europa. Os franceses, primeiros colonizadores do país, levaram ali suas artes e oficios, especialmente os de caráter religioso e doméstico. Com os anos seu acervo artístico foi adatando-se às necessidades e limitações do Novo Mundo, como, por exemplo na Arquitetura, mas não sem conservar algumas de suas velhas formas.
Pintura
Os primeiros artistas ingleses, aparecidos a raíz da conquista de Quebec (1759), eram topógrafos, oficiais do exército, agrimensores e algum ilustrador. À diferença dos franceses, os ingleses tomavam geralmente seus modelos da natureza, e quase todos eram amadores.
A Sociedade de Artistas de Montreal, fundada em 1847 e precursora da Associação de Arte (1860) é hoje o Museu de Belas Artes de Montreal. A finais do XIX cria-se a Associação de Arte de Ontario e a Galeria Nacional do Canadá. A pintura ficava já assentada neste país, embora dedicada naturalmente a imitar os convencionalismos europeus.
Durante ou século XIX o gosto dos mecenas, dos próprios fabricantes e comerciantes, por adquirir cultura e prestígio, inclina-se pela pintura realista, que representava confortáveis interiores holandeses e sossegadas represas de moinhos. Os artistas canadenses houveram de acomodar-se a esta atmosfera tão adozenada e tão gris.
O "Grupo dos Sete", não inventou a paisagem canadense, mas apresentou-la, menos dramáticamente, perante os olhs do país e do mundo. Já alguns precursores, inspirados pelos impressionistas, tinham começado a ver o país com olho diferente e a pintá-lo de forma mais realista. Porém a verdadeira representação do Canadá em todo seu esplendor e grandeza estava reservada a "Os Sete". Este grupo recebeu a influência dos impressionistas e de alguns pintores escandinavos aparecidos nos Estados Unidos, os "fauves". O gênio do grupo foi o caçador Tom Thomsom que em quatro anos de intenso trabalho consumou a revolução artística, arrastando a seus companheiros em sua paixão pela Natureza.
Em 1933 considerando que tinham cumprido sua missão o Grupo dos Sete separa-se, porém, pouco depois, ressurge muito mais numeroso como Grupo Canadense de Pintores. Durante muitos anos Montreal e Toronto foram os centros da arte canadense. Os estados atlânticos passaram desapercebidos. Mas em meados do século XX, o Oeste começa chamar a atenção.
Escultura
A arte indígena da costa ocidental se baseia essencialmente na madeira, mas são muito apreciadas suas esculturas em argila. Não dispondo de árvores os esquimós expressaram seus sentimentos artísticos na pedra. Enquanto que a arte nativa é formalista e ritualista, a arte dos innuit é naturalista e pessoal. As obras são pequenas porém, frequentemente de concepção monumental e tão grandes pelos suas qualidades formais como pela sua fidelidade à vida.
Literatura
Para entender melhor a produção literária pode-se fazer uma divisão entre literatura francesa e inglesa.
Literatura Francesa
As primeiras manifestações canadenses são relatos de colonos e exploradores dos séculos XVI ao XVIII, mas carecem de valor histórico. Quando em 1755 e 1764 ficam abertas as primeiras imprensas em Halifax e Quebec, surgem em volta dos jornais círculos influenciados por eles como a Academia Literária de Montreal, em torno à Gazeta Literária em 1778. Em 1815, quando finaliza a guerra franco-inglesa, conhecem os canadenses as correntes enciclopedistas e românticas.
A primeira geração literária que extende-se durante os dois últimos terços do século XIX tem como centro a Quebec e é chamada a "Escola Patriótica". A maior parte de sua produção é publicada em revistas da cidade e suas fontes são sobretudo a história, o folclore e motivos religiosos. Nos finais do mesmo século, o centro desloca-se a Montreal, agradando os temas e gêneros como o romance histórico.
Nos finais do século XIX convivem um grupo de poetas que seguem cultivando o romanticismo, já passado de moda, e outros mais jovens, trazidos pelas correntes novas. Mais tarde surgem dos movimentos: um intimista, admirador dos poetas malditos, e outro que segue poetizando em torno a temas tradicionais como a exaltação lírica da terra e os motivos religiosos.
Música
O Canadá é um país que celebra sua diversidade, logo, as manifestações culturais do país são bem abrangentes. Como exemplos de manifestações da cultura canadense, podemos citar:
Dia de Ação de Graças: similar ao evento que ocorre em outubro nos Estados Unidos, o Canadá também possui o dia de Thanksgiving, que é realizado no dia 14 de outubro. Neste dia celebra-se a família e os amigos.
Canada Day: celebrado em primeiro de julho, o Canada Day é um evento patriota que comemora a união das províncias do Canadá, Nova Escócia e Nova Brunswick em um domínio só.
Victoria Day: neste dia se comemora a rainha Victoria, que reinou justamente no período em que ocorreu a união das três províncias acima citadas. Comumente pode ser observada queima de fogos em homenagem à rainha.
Leia mais sobre o Canadá em:
https://brainly.com.br/tarefa/3141408