• Matéria: Filosofia
  • Autor: Oficialkah16
  • Perguntado 8 anos atrás

1) Sobre os PRÉ-SOCRÁTICOS, leia atentamente as afirmações abaixo, reflita e corrija, se houver erros!  ATENÇÃO!! Uma afirmação poderá ter mais de um erro!


a) Os filósofos que ficaram conhecidos como pré-socráticos, estavam em busca de compreender a existência das desigualdades sociais na democracia ateniense.

b) A filosofia nasce como um complemento à mitologia na compreensão do cosmos.

c) O arché, princípio que gerou tudo que existe, é um outro nome dado à Zeus.

d) Eram conhecidos também como filósofos naturalistas por que atribuiam a origem do mundo aos elementos sobrenaturais.

e) Pitágoras foi quem inventou as palavras filosofia (amor ao saber) e filósofo (quem ama o saber).

f) Dentre esses filósofos, Tales de Mileto é considerado o primeiro filósofo por afirmar que o arché é divino.
2) Sobre os SOFISTAS, faça o mesmo da questão anterior:
a) Filósofos que foram admirados por Sócrates e Platão por serem extremamente sábios.

b) Os sofistas estavam em busca da mesma coisa que os pré-socráticos, filósofos posteriores a eles.

c) Protágoras, Isócrates e os demais sofistas, acreditavam na verdade absoluta. Por isso, eles valorizavam a doxa.

d) Aretê ou Areté é o conceito grego de excelência. Um aluno que inicia sua pesquisa um dia antes de sua apresentação, facilmente consegue atingir a aretê.

e) Os sofistas cobravam de homens e mulheres pelo que ensinavam, mas somente dos que podiam pagar, quem não podia, era gratuito.

f) Uma pessoa persuasiva é uma pessoa que tem a capacidade de convencimento pela força.



3) Sobre SÓCRATES, faça o mesmo das questões anteriores:


a) Filósofo que tinha a mesma preocupação dos filósofos pré-socráticos, ensinar retórica aos jovens.

b) Sócrates foi acusado de pedofilia por corromper os jovens.

c) Seu método, conhecido como maiêutica, nos levava a aceitar seus ensinamentos por serem revelações do Oráculo de Delfos.

d) “Só sei que nada sei” significa que Sócrates era um total ignorante.

e) Pelo fato de não acreditar nos deuses atenienses, Sócrates ficou em prantos diante do pelotão de fuzilamento.

f) Sócrates, assim como Jesus, teve muitos apóstolos fundando a religião socrática.


Oficialkah16: Por favor me ajudem é pra hoje ainda
geovanaborges1234: ajudar em quer ?
Oficialkah16: Clb

Respostas

respondido por: galdino42
11

1) Os pré-socráticos não se definiam por uma preocupação com questões políticas, e a democracia ateniense surgiu um século depois deles que são considerados os primeiros filósofos. A preocupação maior era em explicar a natureza e os fenômenos naturais, sem recorrer a elementos sobrenaturais, e por isso eram chamados “naturalistas”


Essa ênfase também serviu para colocar os pré-socráticos como precursores de uma nova forma de entender o mundo, que deveria substituir a mitologia: a filosofia. Os termos “filosofia” e “filósofo” foram usados no sentido que conhecemos pela primeira vez por Pitágoras, embora ele não tenha inventado ou criado os termos. 


O primeiro dos filósofos, Tales de Mileto, ficou especialmente conhecido por afirmar que “arkhé”, o princípio e a origem das coisas, era a água. Outros filósofos identificaram a “arkhé” com outras coisas, não necessariamente com a água e nem com Zeus. 


2) Platão e Sócrates não admiravam os sofistas, muito pelo contrário. Os diálogos platônicos são recheados de caricaturas e representações distorcidas dos discursos dos filósofos sofistas, com o objetivo de gerar opiniões negativas sobre eles. Isso se deu após os pré-socráticos, que são considerados os primeiros filósofos. 


Os sofistas não acreditavam em verdades absolutas, principalmente devido ao contato que muitos tinham com outras culturas e seus valores diferentes. Eles ficaram conhecidos por afirmarem que poderiam ensinar a virtude/excelência (aretê), cobrando taxas para que as pessoas tivessem acesso a esses ensinamentos


A ideia era que a areté não era como uma espécie de “nobreza” ou um traço hereditário, presente na pessoa desde seu nascimento, mas que podia ser aprendida através da prática e da educação. Uma pessoa que faz tudo em cima da hora não seria virtuosa nesse sentido. Outra das coisas ensinadas pelos sofistas era a arte da persuasão, que consistia em convencer pessoas de algo através de discursos e argumentos.

 

3) Sócrates não era um professor de retórica, estando mais interessado em descobrir as verdades definitivas sobre a natureza das coisas - assim como os pré-socráticos. Ele não foi acusado de pedofilia, embora tenha sido julgado e condenado por corromper a juventude com seus ensinamentos. Ele foi condenado também por não reconhecer os deuses gregos, mas não foi executado por fuzilamento, mas por envenenamento.


A maiêutica era uma mistura de técnica argumentativa e de investigação, em que a pessoa é levada gradualmente ao conhecimento através do diálogo. Para isso, Sócrates tomava as afirmações de outras pessoas e as levava a contradições e becos sem saída, através de questionamentos, ironia e argumentações.


A frase “Só sei que nada sei”, atribuída a Sócrates, teria a ver com uma sabedoria mais profunda e verdadeira que uma pessoa poderia atingir ao reconhecer que não sabe realmente das coisas. Ou seja, Sócrates era considerado um sábio, e não um total ignorante. Por isso tinha muitos seguidores, mas, ao contrário de Jesus, não teve nenhuma religião criada em seu nome.

respondido por: fatinhaedy
8

alguém pra me responder essas questões?

Perguntas similares