A troca rápida de ferramentas é uma importante metodologia para evitar desperdícios de espera e aumentar a flexibilidade das células de manufatura. Considere as melhorias listadas abaixo: I - permite redução de lotes. II - permite reduzir o lead time. III - aumenta a qualidade dos produtos. IV - aumenta a flexibilidade dos operadores. Selecione a alternativa a seguir que contém benefícios relacionados à troca rápida de ferramentas. Escolha uma: a. I e II, apenas b. II, III e IV, apenas c. I e IV, apenas d. II e III, apenas e. III e IV, apenas
Respostas
Olá, tudo bem?
Vamos analisar os itens:
I - permite redução de lotes.
INCORRETA, segundo Kannenberg (1994), a troca rápida de ferramentas não reduz lotes, mas permite que se trabalhe com lotes pequenos. O que leva a redução de lotes é a redução de custos de setup.
II - permite reduzir o lead time.
CORRETO, lead-time se refere ao tempo de atravessamento em que a matéria-prima entra, é processada, passa pela fábrica e logo em seguida já torna-se produto final.
III - aumenta a qualidade dos produtos.
CORRETO, há ganhos visíveis na qualidade do produto pois o mesmo já é produzido com a qualidade desejada.
IV - aumenta a flexibilidade dos operadores.
CORRETO, pois há uma redução da aversão do operador a prática da troca de ferramentas o que aumenta sua multifuncionalidade.
Dessa forma, a alternativa que eu considero correta é a letra B) II, III e IV.
Espero ter conseguido te ajudar pelo menos um pouquinho, bons estudos!
Correta I e II somente.