[64891] ENADE ADM 2015 - As organizações, enquanto fenômenos complexos, são influenciadas por alterações que ocorrem ao longo do tempo em função das demandas sociais, políticas, econômicas, culturais e, mais precisamente no contexto atual, tecnológicas. Essas mutações demandam entendimento dos processos que envolvem o ciclo de vida dessas entidades e as formar pelas quais elas devem ser gerenciadas, considerando a articulação entre os elementos de seu planejamento estratégico. Além de se tornar substancial para o fomento e a formulação de estratégias, compreender os aspectos históricos, econômicos, contextuais e políticos de uma organização é fator preponderante para o seu sucesso (JUNQUEIRA, E.; FREZATTI, F. perfil do sistema de controle gerencial das empresas brasileiras (adaptado). A partir das ideias apresentadas no texto, assinale a opção que descreve a corrente teórica mais adequada à interpretação do cenário apresentado. a) Escola burocrática, que postula a necessidade de modelos racionais, para a criação da estrutura organizacional, à luz do planejamento estratégico da organização. b) Abordagem das Relações Humanas, que postula que a estrutura da organização se fortalece com a criação de sistemas organizacionais interdependentes, cuja principal característica é a estrutura técnica. c) Escola Comportamentalista, que prevê a adaptação organizacional associada á classificação dos profissionais por aspectos relacionados à motivação, o que torna a mudança organizacional independente das pessoas. d) Escola Clássica da Administração, que propõe que a mudança organizacional se estabeleça por meio de métodos e técnicas que busquem a máxima eficiência das atividades organizacionais e, assim, se constitua como organização racional do trabalho. e) Abordagem Contingencial, que propõe a possibilidade de adaptação das organizações frente às alterações contextuais que as acometem, permitindo que possam utilizar modelos, ferramentas e instrumentos adequados às suas demandas.

Respostas

respondido por: winederrn
151
Oi!

De acordo com a Teoria Contingencial, as organizações devem estar preparadas para resolver os imprevistos e as situações inesperadas que podem surgir - estes aspectos podem afetar na produtividade da empresa.

Neste sentido, a organização vai agir de acordo com a situação apresentada, ou seja, com eficiência (fazer mais com menos). Na ocorrência de um imprevisto, o gestor vai avaliar e aplicar a ação necessária para resolver a situação. 

Exemplo: quando ocorre um imprevisto no fornecimento da matéria-prima principal, o gestor deve agir rápido e procurar um fornecedor temporário que tenha preços competitivos. 


Gabarito:

"e) Abordagem Contingencial, que propõe a possibilidade de adaptação das organizações frente às alterações contextuais que as acometem, permitindo que possam utilizar modelos, ferramentas e instrumentos adequados às suas demandas".


Até logo!
respondido por: Vini5plus
0

Resposta:

A abordagem contingencial demonstra a necessidade de adaptação das organizações aos seus ambientes e expectativas do mercado consumidor.

Explicação:

Perguntas similares