2)As relações de gênero apontam as concepções de gênero que homens e mulheres internalizam ao longo de sua vida e que está muito além das relações de dominação simplesmente. Assim, anuncia a pesquisadora feminista brasileira Heleith Saffioti, quando diz:
"porque o machismo não constitui privilégio de homens, sendo a maioria das mulheres também suas portadoras. Não basta que um dos gêneros conheça e pratique atribuições que lhes são conferidas pela sociedade, é imprescindível que cada gênero conheça as responsabilidades do outro gênero" (Saffioti, 1992, p. 10).
Nesse sentido, nos constituímos por meio das relações com os outros na objetividade do mundo, configurando uma identidade pessoal, uma história de vida, um verdadeiro projeto de vida, por isso ser menino ou menina também conformar as referências iniciais do mundo. Porque não somos, mas estamos querendo ser algo a partir dessas referências.
(SAFFIOTI, Heleith I.B. Rearticulando gênero e classe social. In: COSTA, A.O. ; BRUSCHINI, C. (Orgs.) Uma Questão de gênero. São Paulo ; Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1992)
Assinale a alternativa que discute corretamente as ideias da pesquisadora brasileira Heleith Saffioti:
Alternativas:
a)gênero como relações de poder onde o homem submete a mulher a partir de pressupostos machistas, sexistas e excludentes.
b)gênero como uma categoria relacional produzida historicamente e com o qual vai se tornando homem ou mulher.
c)gênero como expressão maior do machismo.
d)gênero como parte da história de vida de alguém, que vai se conformando com as regras impostas pela sociedade.
e)gênero como lugar do homem e da mulher, ensinando o que cada um deve fazer e ser na sociedade.
Respostas
respondido por:
0
vc achou resposta? presico dela tbem e não acho
Perguntas similares
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás