• Matéria: Biologia
  • Autor: mcbmfalcao3404
  • Perguntado 8 anos atrás

pesquisadores tem encontrado altas concentrações de DDT,uma inseticida não biodegradávelq se acumula no meio ambiente em tecidos de focas e leões marinhos de regiões polares onde ele nunca foi usado. Utilizando seus conhecimentos de ecologia explique como esse fato pode ocorrer

Respostas

respondido por: VitóriaSamilli
111
De baixo custo, possui alta capacidade de se acumular em seres vivos e demora muito para se degradar no meio ambiente, levando cerca de 30 anos para desaparecer completamente da natureza. Altamente tóxico, o inseticida DDT é sintetizado pela reação, provavelmente, o vento (ar em movimento) foi levando esse inseticida pelas massas de ar que circulam o mundo.
respondido por: Danas
9

O DDT é muito solúvel e permanece na natureza por mais de 30 anos, por isso os animais que ficam em posições altas de cadeias alimentares podem ter altas concentrações. No caso das focas, elas consomem muitos alimentos no mar, que é o maior depósito de lixo do mundo.

O bioacumulação de substâncias tóxicas em consumidores de cadeia alimentar:

Substâncias tóxicas que são absorvidas pelos seres vivos se acumulam nos últimos níveis de consumidores, como é o caso do mercúrio em bacalhaus.

O acúmulo de mercúrio e de metais pesados é algo problemático para qualquer ser vivo, sendo um produto altamente tóxico, causando danos aos tecidos nervoso, cardiovasculares, hepáticos e renais principalmente.

Venha estudar mais sobre bioacumulação em:

https://brainly.com.br/tarefa/8358245

Anexos:
Perguntas similares