Qual é o produto que os europeus queriam no Brasil para que ele é usado esse achar ouro no Brasil
Respostas
respondido por:
16
Não encontraram não.
Até porquê, os portugueses só resolveram colonizar o Brasil 30 anos após a descoberta, ou seja, em 1530.
Inicialmente, eles se interessaram pelo pau-brasil, depois pela cana-de-açucar e finalmente enviaram expedições para procurar ouro e pedras preciosas por aqui. Mas quem descobriu ouro primeiro foram os Bandeirantes.
Saiba mais sobre como nossas terras foram exploradas por diversos povos, principalmente os portugueses:
Logo que chegaram por aqui, os portugueses não colonizaram de imediato o Brasil, pois eles não se fixaram aqui.
Tempos depois, após os primeiros contatos com os indígenas, os portugueses começaram a explorar o pau-brasil, que tinha grande valor no mercado europeu. A seiva avermelhada era muito utilizada para tingir tecidos.
Para explorar nossas terras e nossos índios, os portugueses utilizaram o escambo, ou seja, deram espelhos, apitos, chocalhos e outras bugigangas aos nativos, em troca de trabalho pesado para os índios. Eles cortavam o pau-brasil e faziam o carregamento de nossas árvores para as caravelas portuguesas.
E a exploração do pau-brasil continuou por muitos anos, período em que o Brasil foi atacado por holandeses, franceses e ingleses Os piratas também saqueavam e contrabandeavam o pau-brasil, provocando pavor no rei de Portugal, que temia perder o território brasileiro. Para tentar evitar estes ataques, Portugal organizou e enviou ao Brasil as Expedições Guarda-Costas, mas com poucos resultados.
Só em 1530 o rei de Portugal organizou a primeira expedição, com objetivos de colonizar e povoar o território brasileiro e iniciar o cultivo de cana-de-açúcar.
O açúcar era um produto de muita aceitação na Europa e alcançava um grande valor, assim como o pau-brasil.
Depois de inciar o povoamento por aqui, o rei de portugal decidiu dividir o Brasil em Capitanias Hereditárias (faixas de terras), que foram doadas aos donatários. Estes podiam explorar os recursos da terra, mas tinham que de povoar, proteger e estabelecer o cultivo da cana-de-açúcar.
O negócio não deu muito certo e Portugal enviou para cá um Governador-Geral. Era uma forma de centralizar e ter mais controle da colônia brasileira.
O primeiro governador-geral foi Tomé de Souza, que recebeu do rei a missão de combater os indígenas rebeldes, aumentar a produção agrícola no Brasil, defender o território de saqueadores e procurar jazidas de ouro e prata.
Mas foram os bandeirantes os responsáveis pela ampliação do território brasileiro, além do Tratado de Tordesilhas. Os bandeirantes penetram no território brasileiro, caçando índios para aprisionar e jazidas de ouro e diamantes.
As primeiras minas de ouro foram encontradas em Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.
O Ciclo do Ouro: século XVIII
Após a descoberta das primeiras minas de ouro, o rei de Portugal tratou de organizar sua extração. Interessado nesta nova fonte de lucros, já que o comércio de açúcar ia mal, ele começou a cobrar o quinto. O quinto era um imposto cobrado pela coroa portuguesa e correspondia a 20% de todo ouro encontrado na colônia.
Este imposto era cobrado nas Casas de Fundição.
A descoberta de ouro e o início da exploração da minas em Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás) provocou uma verdadeira "corrida do ouro" para estas regiões. Procurando trabalho na região, desempregados de várias regiões do país partiram em busca do sonho de ficar rico da noite pro dia.
espero ter ajudado
respondido por:
7
Resposta:
O mesmo do cara de cima ali kk
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás