Segundo Hegel, o único método em grau de garantir o conhecimento científico do absoluto, e de elevar assim a filosofia a ciência, é o método dialético, em virtude do qual a verdade pode finalmente receber a forma rigorosa do sistema da cientificidade; ele se remete aqui à dialética clássica, conferindo movimento e dinamicidade às essências e aos conceitos universais que, já descobertos pelos antigos, haviam, contudo, permanecido com eles em uma espécie de repouso rígido, quase solidificados. O coração da dialética torna-se assim o movimento, e precisamente o movimento circular ou em espiral, com ritmo triádico. (REALE E ANTISERI, 2005, p. 99-100).A dialética de Hegel, propunha, portanto, três momentos que, de acordo com o trecho acima, marcavam o ritmo triádico. Assinale a alternativa que aponta esses momentos e suas características.Escolha uma:a. A dialética hegeliana apontava um movimento baseado na maiêutica.b. Hegel aponta a tese e antítese, momentos positivos da razão e, por fim, a síntese, que traz a contradição e se mostra racionalmente negativa.c. Hegel coloca que a dialética deve sair de um conceito – momento inicial -, para passar por uma reelaboração e culmina na busca por novas perspectivas de pensamento teórico.d. Os três momentos da dialética constituem nas etapas que marcam o pensamento de Hegel: o idealismo, o materialismo e, por fim, a síntese entre eles.e. Os três momentos da dialética hegeliana consistiam na tese (momento abstrato e determinado), a antítese (momento negativo, baseado na contradição) e, por fim, a síntese (racionalmente positivo, no qual há uma síntese dos opostos).
Respostas
Olá!
De fato a alternativa A está correta.
Bem, Hegel dialogou sobre a dialética a partir de três fundamentações teóricas que eram colocadas em prática a partir da reflexão do indivíduo e sua ação em sociedade;
Por isso, a fase abstrata lida com os elementos sensíveis a mente e ao corpo;
Enquanto os demais partiam do questionamento, e, na contradição para dialogar sobre um mesmo assunto, sendo esse o principal objetivo da síntese dos opostos.
Valeu!
Resposta:
1 - b) Os três momentos da dialética hegeliana consistiam na tese (momento abstrato e determinado), a antítese (momento negativo, baseado na contradição) e, por fim, a síntese (racionalmente positivo, no qual há uma síntese dos opostos).
2 - a) A proposta de educação para Hegel está relacionada à sua concepção de sujeito e, este, só pode ser compreendido em meio à história.
3 - b) O pensamento de Hegel se baseia na dialética e no idealismo.
4 - b) Materialismo histórico-dialético.
Explicação:
Aap3 - Filosofia da Educação - Corrigido pelo AVA 21/02/2022