• Matéria: Pedagogia
  • Autor: jubacristofoli8298
  • Perguntado 8 anos atrás

Segundo o MEC, os progressos educacionais realizados pelo Brasil na segunda metade da década de 90 foram notáveis. Mesmo assim, esses avanços não foram suficientes para satisfazer adequadamente as demandas existentes, até porque as exigências da sociedade mudaram, acompanhando as transformações tecnológicas.

Respostas

respondido por: Kfranco23
9
As alternativas seguem abaixo:

I - Existe forte herança colonial, que contradiz as desigualdades sociais e econômicas ainda presentes na realidade do nosso País.

Errado. 
O que deixa essa alternativa errada é a afirmação "contradiz as desigualdades sociais e econômicas". Na verdade, essa forte herança colonial é a causa principal das "desigualdades sociais e econômicas", conforme  podemos ver na Declaração do Brasil para a Cúpula Mundial da Educação de Dacar.

II - Vivemos hoje em um mundo globalizado e interdependente, mas dominado por uma lógica perversa que incentiva a competitividade.

Correto.
Daí a importância de uma educação acessível a todos de forma que essa competitividade seja possível a todos. O progresso, advindo com a globalização, não tem sido acessível a toda população.

III - O acesso ao conhecimento torna-se cada vez mais determinante para o destino das nações e dos indivíduos.  A educação é, portanto, um a questão-chave para o desenvolvimento sustentável e equitativo.

Correto.
Aqui toca na questão da competitividade advinda com a  globalização.

IV - As profundas e históricas desigualdades sociais geradas pelo processo de desenvolvimento brasileiro explicam, em grande medida, o atraso educacional de décadas e a baixa escolaridade média da nossa população.

Correto.
A baixa escolaridade é justificada pela pobreza oriunda das desigualdades sociais.


Alternativa correta: II, III e IV.
Perguntas similares