(FUVEST-SP) "[...] – Escuta, Miguilim, uma coisa você me perdoa? Eu tive inveja de você, porque o Papaco-o-Paco fala Miguilim me dá um beijim... e não aprendeu a falar meu nome..." O Dito estava com jeito: as pernas duras, dobradas nos joelhos, a cabeça dura na nuca, só para cima ele olhava. O pior era que o corte do pé ainda estava doente, mesmo pondo cataplasma doía muito demorado. Mas o papagaio tinha de aprender a falar o nome do Dito! – "Rosa, Rosa, você ensina Papaco-o-Paco a chamar alto o nome do Dito?" "– Eu já pelejei, Miguilim, porque o Dito mesmo me pediu. Mas ele não quer falar, não fala nenhum, tem certos nomes assim eles teimam de não entender..."
ROSA, João Guimarães. Campo Geral.
Os diminutivos e a pontuação, no texto de Guimarães rosa, contribuem para criar uma linguagem:
Respostas
respondido por:
58
uma linguagem afetiva eu acho
stefany007:
Linguística. Estilística. Linguagem afetiva. Diz-se do texto, narrativa, discurso ou tipo de expressão linguística em que os sentimentos do escritor ou do interlocutor se infiltram na sua linguagem ou na comunicação de suas ideias. consegue entender?
respondido por:
4
Alguns termos que foram escritos no diminutivo foram feitos dessa maneira para criar uma relação de afeto entre os personagens. "Miguilim" e "beijim" foram utilizados como uma linguagem afetiva. Por isso, o item B está correto.
No texto de Guimarães Rosa, os personagens de Dito e Rosa possuem um certo afeto com Miguilim, pois o vivem chamando na forma diminutiva. Isso caracteriza um certo carinho e afeição entre eles.
No entanto, algumas palavras e sobretudo frases que estejam no diminutivo, trazem a ideia ou a identificação de desprezo, ironia ou antipatia.
O diminutivo nem sempre representam a diminuição do tamanho, dependendo do contexto, ele pode se referir a outros tipos de ideias.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/4643878
Anexos:
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás