• Matéria: Português
  • Autor: limafrancisca1263
  • Perguntado 8 anos atrás

LEIA COM ATENÇÃO: Segundo Preti (1977), a variação linguística é um complexo para o qual contribuem muitos fatores que só podem ser verificados na língua em uso. Há variações dialetais (falar caipira, carioca, etc), de nível linguístico (culto, popular etc.), de registro ou estilo (monitorado, não monitorado), de modalidade (falada ou escrita), influenciadas ainda por outras variáveis oriundas do falante ou da situação. O ato linguístico de um único falante, seja ele culto ou não, é marcado pela conjunção de todas essas variedades, dentro das diversas possibilidades de escolha, conforme a intenção, o ambiente, o tema, o interlocutor etc COMENTE O TRECHO SUBLINHADO E ESTABELEÇA RELAÇÕES ENTRE : 1.O SUJEITO QUE FALA E O AMBIENTE; 2. O SUJEITO E AINTENÇÃO; 3. O SUJEITO E O TEMA; 4.O SUJEITO E O INTERLOCUTOR Ocul

Respostas

respondido por: Leticia140778
0
A variedade linguística se faz presente em toda a sociedade, cada local possui uma forma de comunicação própria. Até mesmo em uma mesma cidade é possível haver variação na forma de se comunicar, de acordo com a cultura e os costumes deste ambiente.

A linguagem pode representar intenção, sendo que uma pessoa pode utilizar um tipo de linguagem mais formal ao se comunicar em um ambiente que requer o controle da palavra e essa mesma pessoa pode mudar sua forma de comunicação em um ambiente mais familiar.

Muitas vezes uma pessoa necessita de uma forma mais simples de explicação e outras já conseguem uma interpretação mais clara da forma de se expressar formal.

A intenção do uso da linguagem é determinante na forma de expressão.
Perguntas similares